ENTREVISTA VALMIR MONTEIRO - PARTE I






(COTIDIANO LAGARTENSE) Prefeito Valmir, essa é a principal pergunta que nós  como cidadãos precisamos saber; quem é Valmir Monteiro? Como é que o senhor se define?

(VALMIR MONTEIRO) Valmir Monteiro é uma pessoa que veio do interior do município de Salgado,  pra cidade de Lagarto pra que eu pudesse aqui, né, sobreviver, pra que eu pudesse aqui viver a minha vida. A gente veio na esperança de vim e ficar, e foi assim que eu fiz; e fiz graças a Deus história em Lagarto, no meu comércio, no meu trabalho, sempre fui um comerciante bem sucedido, que sempre procurei ajudar dentro do possível as pessoas carentes, e  ajudei. E ajudo!
E tive oportunidade de construir aqui o meu patrimônio maior, a minha família  e  só fiz o bem, trabalhei por volta do ano de 1992 na politica eu era um homem bem sucedido financeiramente, pra você ter uma ideia, eu já tive cento e dois (102) funcionários e naquela época eu tinha propriedades, vários apartamentos, eu tinha madeireira, supermercado conquistados com muito suor, com muito trabalho; fui e sou um homem muito devotado à igreja e trabalhei sempre em ajuda  a população mais carente.

(C.L.) Prefeito Valmir, falando do início dessa carreira, quem lhe despertou esse interesse para a política partidária?

(V. M.) Eu sempre fazia as coisas mais dentro do meu comércio, com aquilo  que eu poderia ajudar em todas as áreas, e  começou a ser divulgado meu nome quando eu fiz um trabalho social construído junto ao povo e na política entrei por volta de 1992 com o carinho e a amizade que tinha com Rosendo Ribeiro Filho o "Ribeirinho", sempre eu o ajudei, eu comecei a ter amizade desde os doze anos de idade com Ribeirinho, dele passar, me chamar, falar, conversar e eu tive o prazer e nunca tive medo de ajudar Ribeirinho na sua trajetória política em todas as vezes que ele foi candidato; em todas as candidaturas que eu comecei a votar na minha vida foi em Ribeirinho e ajudar e definido, eu era  comerciante e as minhas campanhas não eram escondidas, eu fazia abertamente; eu não tinha medo a exemplo de muitas pessoas que tinham medo na época, mas eu era definido, eu ajudava, eu dava caminhões, eu dava ajuda  pras campanhas, eu botava adesivo no meu carro, eu botava os adesivos na minha empresa, eu botava os cartaz de Ribeirinho porque eu entendia que ele era mais ligado , mais devotado à pobreza, sem pedir nada em troca.

(C.L.) Prefeito Valmir, já que o Sr. tocou no assunto, nosso município está  de Luto, por esse homem, esse personagem que muito fez por Lagarto; defina o seu sentimento pelo ex-deputado e ex-prefeito Rosendo Ribeiro Filho.

(V.M.) Respeito pelo trabalho que fazia pelos pobres e Amizade. Ribeirinho sempre foi uma pessoa que em sua trajetória teve a vontade de construir e desenvolver a cidade de Lagarto, não só na área empresarial, na área de desenvolvimento e crescimento da cidade, mas Também a gente sente que o grupo dele era um grupo de pessoas mais humildes da cidade, mais simples, como eu e que eu mesmo tendo a condição financeira naquela época, talvez um dos comerciantes mais bem sucedidos do lado dele, nunca tive receios de apoia-lo. Por esse motivo que na década de 1992 a 1996 eu comecei a me engajar mais efetivamente dentro da política.

(C.L.) Então Prefeito Valmir, esse é o seu início na política?

(V.M.) Em 1996 eu fui candidato a Prefeito de Lagarto, aonde tive uma expressiva votação, e  que naquele momento nós perdemos a eleição; foi uma eleição que eu não tinha tanto conhecimento, eu não tinha participado anteriormente de nenhuma campanha assim, como candidato, mas nós tivemos uma votação muito boa, mas perdemos a eleição naquela época  e depois disso eu tive que decidir posteriormente o caminho que eu iria tomar. Se eu iria continuar em meu comércio ou se eu iria decidir pela vida pública.  Foi quando eu fui candidato a Prefeito em 1996 e perdi e em 1998 fui candidato a Deputado Estadual e mesmo as pessoas não acreditando, eu tive uma votação expressiva e consegui me eleger Deputado.

(C.L.) Prefeito Valmir, então depois da derrota nas urnas em 1996, o povo de Lagarto acompanhando seu esforço, sabedores do seu empenho norteou o diferencial para que conquistasse o afeto da população que lhe outorgou o cargo de Deputado dois anos depois?

(V.M.) Foi o meu primeiro mandato de  1999 quando me elegi Deputado e que naquela época eu tive uma votação muito boa no município de Lagarto, mesmo sem muitas condições porquê eu tinha me enfraquecido na minha condição financeira, mas mesmo assim o povo que tinha consciência e que viu que eu merecia, me elegeu Deputado Estadual pela primeira vez no município de Lagarto, que eu tive a votação na época expressiva que foi assim uma surpresa, principalmente quem fazia campanha do lado de Ribeirinho, porque ele tinha colocado duas pessoas da familia como candidatos e só pra você  ter uma ideia, na época eu tive mais votos que os dois juntos dentro do município de Lagarto.

(C.L.) Prefeito Valmir, na sua campanha de 2008 o Sr. fazia questão de dizer que precisava do voto da população para realizar seu sonho, seu desejo de ser Prefeito de Lagarto e poder retribuir a lagarto tudo que ela fez pelo senhor; o povo lhe ouviu e o senhor iniciou um mandato como administrador, contrariando aliados por sua postura ereta e inflexível, como o senhor define seu primeiro mandato?

(V.M.) Eu me elegi Prefeito em 2008 com uma boa votação, e  sei que conseguimos mudar a cara de Lagarto principalmente porque eu tive um parceiro muito importante ao nosso lado, que na época o saudoso Marcelo Déda, que nos  ajudou bastante e que o próprio tinha eu como amigo e como um executivo que pensava no povo, que ajudava o povo e que Marcelo Déda chegava a dizer nas reuniões dele, para o secretariado dele, que fizesse como o Prefeito de Lagarto faz administrativamente, cuidando de sua cidade, e  eu fiz. Talvez naquela época eu tivesse pecado porque eu quis abraçar a todos e como o radicalismo era muito naquela época, o povo do nosso lado, os amigos do nosso lado não aceitava muitas das vezes isso, de eu abraçar alguns adversários como eu abracei, então eu fui o Prefeito durante quatro anos, não tivemos a possibilidade nem a chance de ganhar a reeleição, mas temos consciência que mudamos a cara de Lagarto, demos uma nova trajetória na vida política da cidade de Lagarto. Talvez hoje esteja se voltando a um passado atrasado, aquela questão de perseguição aos funcionários públicos, aquela perseguição de querer mandar principalmente no funcionário comissionado, contratado e eu fiz a minha história na política sem esse radicalismo.

(C.L.) Prefeito Valmir, acredito que uma marca de seu primeiro mandato, que se tornou a "menina dos olhos" de Valmir foi os seus programas sociais, seria esse o seu legado para a população mais carente?

(V.M.) Quando nós assumimos nosso primeiro mandato, nós fizemos um levantamento e nós tínhamos assim várias casas de Taipa em vários povoados em nosso município; já no nosso primeiro mandato fizemos várias casas de alvenaria, mas acima de tudo o que me dava e me dá prazer até hoje, tá entendendo, é eu saber que durante o meu período de política eu  não arrumei pessoas que tivessem nada daquilo que eu vinha fazer, principalmente pelo fato de eu valorizar muito o erário público, talvez eu não tenha sido bom pra algumas pessoas porquê muitas pessoas estavam acostumadas a ver a política de lagarto e quando se diziam no poder, achava que a cidade de Lagarto era deles, que eles tinham o comando e achava que podia mandar nas pessoas e principalmente nos recursos do município, na minha gestão, os recursos do município de Lagarto era voltado para as pessoas pobres, como o bolsa família Municipal, como a substituição das Casas de Taipa, dando dignidade e acima de tudo se misturando com a população mais carente, que eram aqueles que mais precisavam de mim; eu nunca trabalhei pra rico, eu tenho amizade com rico, mas eu nunca deixei que essa amizade se transformasse em questões  de eu ter que estar subordinado ou que eu tenha que estar sendo chantageado  por algumas pessoas. O povo via como a gente trabalhava e como a gente tratava e acima de tudo os funcionários, aqueles que eu não tenho dúvida nenhuma, que até hoje tem um carinho especial, porque eu trato as pessoas com dignidade, com humildade, tá entendendo? E acima de tudo, no poder que a gente sabe que não  é nosso, é do povo.

(C.L.) Outra marca de sua primeira gestão foi o concurso público que abriu as portas do Serviço público para inúmeros pais e mães de família, que hoje  contam com a estabilidade do cargo que ocupam; o senhor concorda?

(V.M.) Isso é importante, porque quando nós pegamos a prefeitura de Lagarto a prefeitura era totalmente desestruturada, nós não tínhamos procuradoria, nós não tínhamos controladoria, nós não tínhamos nenhum trabalho dentro do desenvolvimento, dentro daquilo que é necessário para administrar o município; nós  tínhamos no passado as pessoas que colocava  aqueles que eles entendia, que achavam que eram deles, que eram aliados deles pra tomar de conta; nós abrimos o caminho, criamos a procuradoria, criamos os fiscais de tributos, o auditor, o portal da transparência, que pra você ter uma ideia, nós fomos por muito tempo nota 10 pela transparência que nós exercíamos na nossa administração, foi uma administração sempre voltada para a população.

Prévia ENTREVISTA VALMIR MONTEIRO PARTE II

"...Quem achou que eu estou fora da política está errado; eu estou mais dentro do que nunca, eu agora é que estou dentro, porque eu nunca fui tão maltratado, eu nunca fui tão massacrado  como eu estou sendo agora...

OFERECIMENTO:




Comentários

  1. Esse é um exemplo de homem qui nasceu predestinado a ajudar o seu povo de garras e sangue ,valmir qui deus ilumine sempre seus caminhos ,vc é um guerreiro sempre vitorioso nas batalhas da vida

    ResponderExcluir
  2. Serenidade, parcimônia e coerência.
    Esse me representa.

    ResponderExcluir
  3. Valmir foi traído. Valmir ė um homem de respeito. Valmir tá vivo e vai da volta por cima.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí meu baixinho estou com você

    ResponderExcluir
  5. Em 2020 vamos sair com força você foi traído mas Deus está com você

    ResponderExcluir
  6. Força prefeito a gente está esperando a sua volta pra lagarto ter festa você e o prefeito do povo

    ResponderExcluir
  7. Muito orgulho de vc Valmir. Muito obrigado por tudo

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Cotidiano Lagartense
    Perfeita a entrevista
    Prefeito Valmir Monteiro vc nasceu pra comandar, vc é o nosso líder ,força e fé ,os momentos ruins irão passar , Deus está contigo .
    VOLTA VALMIR!

    ResponderExcluir
  9. Excelente gestor. Visão futurista sem descuidar-se do social. Tive a honra de dar minha humilde contribuição a sua gestão. Tenho certeza que dentro em breve voltará ao comando municipal para concluir sua plêiade de obras de suma importância para o município. Parabéns pela entrevista amigo líder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. Adelson apraz-me constatar a lealdade que flui em suas palavras; quiçá todas as lideranças, os aliados e aqueles que se dizem próximos, possam ter a sua coragem de externar o pensamento e se identificar. Vc me representa!

      Excluir
  10. Deus abençoe sua vida meu amado irmão Deus no comando

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Tudo a Deus pertence! Só ele saberá o desfecho de tudo .e, só quem tem fé vencerá.

      Excluir
  12. Joga duro baixinho, estamos com você

    ResponderExcluir
  13. Roberto,Valmir você foi e Sera o mellow preferring da Historia de Lagrto.

    ResponderExcluir
  14. Muito orgulho do homem do que mesmo passando por tantos problema só pensa no seu povo deus abençoe sua vida meu amado irmão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas