PIEDADE AOS EXCLUÍDOS...
Comemorando "bodas de prata" este ano, o Grito dos Excluídos é uma das manifestações mais eloqüentes realizada sempre na semana da Pátria e que tem seu ápice no dia 07 de Setembro, dando voz àquelas minorias sociais que mesmo tendo direitos assegurados pela CF/88 necessitam protestar para chamar a atenção do poder público que ignora e põe à margem esses segmentos.
Como não lembrar, ou melhor, como não associar esse "levante" à "prise de la bastille" ou à "revolução Bolchevique" onde, apesar da distância cronológica, demonstra a força do proletariado frente àqueles que o oprimem.
Refletindo sobre esse fato, acredito (e espero realmente não estar errado) que civismo no seu sentido mais literal, engloba a participação popular em sua "dedicação e fidelidade ao interesse público"; sendo assim, nada mais justo que na referida marcha, (extremamente distante dos dois eventos pontuados anteriormente) esse dito proletariado se faça presente, juntamente com a "choldra" que anseia inconteste por seu lugar ao sol.
Imaginemos uma marcha onde as mulheres, donas de casa, vítimas da violência doméstica cujas estatísticas nos envergonham tanto, levantando suas faixas e bandeiras e protestando contra o Machismo que ainda é ostentado com orgulho em nossa não tão humilde cidade.
Quiçá os LGBTQI, os Idosos ( que mesmo com um estatuto criado pra nortear direitos que por excelência já são seus) vítimas do preconceito geracional, os dependentes químicos, moradores de rua, ambulantes informais, feirantes formalizados, professores, profissionais da saúde, empregados da "limpeza urbana" (eternamente invisíveis aos olhos dos munícipes) marchassem com a certeza de que este, mais que um ato político é o palco onde (independente da capacidade de compreenção da platéia) ao menos nesse dia, podem ser "visualizados" e aplaudidos.
Em nossa cidade, diferente da grande maioria dos municípios brasileiros, o "Grito" acontece às vésperas da procissão da padroeira de Lagarto, sendo assim, munido da minha visão ecumênica, rogo à Maria que pouse seu olhar piedoso sob estes que nossa hipocrisia insiste em excluir.
Deus sabe das suas lutas e conquistas o povo tem muitos respeito pela sua história que não foi construída traído ninguém. Deus abençoe sua vida
ResponderExcluir