AO LAGARTO A LEMBRANÇA DE UM DE SEUS BENS MAIS SIGNIFICATIVOS!


Hoje no calor do aniversário de Lagarto, comemorado de forma discreta e silenciosa, em decorrência da pandemia do COVID19, me debrucei sob a história tão somente para destacar uma jóia perdida no esplendor de sua modernidade, mas que serve de elo entre o contemporâneo e o passado que nos cabe lembrar.
Como não ficar embevecido ao sentar distraidamente na praça  da Piedade e pousar os olhos no pequeno e discreto "Coreto" que brota como uma pérola por entre os canteiros, lembrando aos transeuntes que estamos sim no "Interior" e com muito orgulho?
Assim, sentado num banco qualquer, enquanto fitava o desgastado "senhor" no auge de seus 88 anos (sua inauguração fora em 1932), tentava visualiza-lo em seu auge, servindo de palco para apresentações culturais, comícios , ou como local de encontro para casais de namorados... Até o Rei do Baião se apresentou aconchegado entre suas colunas...
E neste momento, com um olhar mais atento e delicado, pude perceber as marcas deixadas pelo tempo, que hoje não apenas compromete sua estrutura, mas anuncia um provável "desencarne" caso os filhos da terra de forma enérgica e pontual não busquem com urgência meios para sua restauração.
Lembrei -me de uma das minhas primeiras noites em Lagarto há exatos 22 anos, quando me abriguei em seu teto acolhedor, para fugir da garoa que naquela noite caia de forma insistente.
Hoje pela manhã pude reviver esse momento quase de soslaio, degustando a beleza de um pequeno "gigante" que em seu tempo decerto, fora o destaque de uma das mais belas praças de Nossa Cidade.
Ao Sr. Porfirio Martins de Menezes todas as nossas homenagens por presentear o Lagarto com uma jóia tão delicada e repleta de significados.





Oferecimento:




Comentários

  1. A qualquer momento, virá abaixo. A fundação foi comprometida quando tiraram a calçada e fizeram canteiros em sua volta. No primeiro mandato de Valmir Monteiro, eliminamos os canteiros como forma de impedir infiltrações na base e recolocamos a calçada, no entanto, pouco adiantou, as rachaduras continuaram e continuam se expandindo. Temo por uma tragédia anunciada. Abraço meu amigo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas