ENTREVISTA DR. ADELSON RIBEIRO


(COTIDIANO LAGARTENSE) SR. ADELSON, é flagrante a transformação causada em nosso País (econômica e socialmente) depois dessa pandemia da COVID19, como ex-parlamentar qual a opinião de V. Sa. em relação às ações de contenção que visam evitar a expansão da transmissão do vírus; e mais, o Sr. acredita que a nossa economia tem alguma chanse de fugir do colapso iminente?

(ADELSON RIBEIRO) Segundo entendimento de quase todas as autoridades sanitárias do país, a maneira mais eficaz e rápida pra conter essa pandemia se dá através do distanciamento social. Não sou nem pretendo ser onisciente, porém, após tantos argumentos fundamentados de especialistas da área médica, só nos resta acreditar e praticar esse distanciamento (diga-se de passagem que no momento dessa entrevista estou praticando), como forma de controle da disseminação. Tenho a impressão que as autoridades em todas as esferas agiram conforme os protocolos da OMS - Organização Mundial da Saúde. O que lamento nesta ocasião é a tentativa de politização de uma desgraça que nos atingiu. A hora é de união em torno de um inimigo comum, que não respeita viés político partidário.
Em relação a nossa economia, dias de sufoco se avizinham, tendo em vista uma relação de causa e efeito: com o distanciamento social em vigor a atividade produtiva pára, em conseguência o país deixa de produzir riquezas e tributos, mola propulsora do sistema capitalista.

(C.L.) SR ADELSON, depois do advento do COVID19 pudemos perceber o quão frágil (e porque não dizer simplória) é o sistema de saúde pública em nosso País e em nosso Estado de Sergipe; neste sentido, apesar das críticas de alguns setores, qual a  sua opinião em relação às medidas adotadas pelo Governador Belivaldo Chagas?

(A.R.) A fragilidade do nosso sistema público de saúde é conhecida. Entretanto, em tempos de pandemia, não existe sistema público que funcione perfeitamente. Vimos os exemplos dos países europes, que apesar de terem um sistema bem melhor que o nosso entraram em colapso também. O estrangulamento  de qualquer sistema de saúde é o que tenta se evitar em tempos de pandemia. Em relação a Sergipe, acho que o Governador implementou todas as medidas protocolares previstas, vamos aguardar essa semana pra vermos os resultados dessas medidas tendo em vista que segundo os especialistas, essas duas semanas são cruciais para o acréscimo ou decréscimo da curva de contaminação. Deus nos proteja e o povo tenha essa consciência.

(C.L.) SR ADELSON, partindo pra a nossa realidade municipal e analisando a atual conjuntura política, o Sr acredita que as próximas eleições municipais serão (a exemplo de tantas outras) polarizadas entre dois agrupamentos políticos, em caso afirmativo, quais seriam estes?

(A.R.) É preciso termos consciência da gravidade do momento que passamos. Tenho conversado com amigos da esfera federal e me noticiam uma forte disposição dentro do Congresso Nacional no sentido de prorrogar as eleições vindouras. Talvez, dentro em breve, tenhamos que mexer no calendário eleitoral. Com relação às eleições municipais, acho que o pleito transcenderá a polarização entre dois grupos, tendo em vista o fracionamento de um deles, com bastante densidade eleitoral. Como integrante de um deles, também estou curioso e ansioso para saber a leitura que a sociedade lagartense fará dos atores envolvidos no próximo pleito, acreditando também na migração de muitos para outras alternativas disponíveis, em função da falta de novidades no cenário municipal. É esperar pra ver.

(C.L.) SR ADELSON, recentemente em alguns grupos de Whatsapp de nossa cidade, circulou a informação de que V.Sa estaria sendo traído pelo líder de seu agrupamento, neste aspecto, o que o Sr teria a falar sobre essas especulações?

(A.R.) A palavra traição é muito forte. Estou, como muita gente sabe, tentando internamente dentro de meu agrupamento, viabilizar meu nome, que modéstia a parte, reune todas as condições de elegibilidade, de caráter e respeito a meus semelhantes. Como toda disputa, quer externa ou interna, produz vencedores e vencidos. Tenho conversado abertamente sobre esse assunto com Valmir, Ibraim e demais formadores de opinião do nosso grupo. A receptividade popular graças a Deus é extrema, graças a minha conduta retilínea. Entretanto, meu nome não é o único a compor essa escolha. Caso seja preterido com argumentos sólidos - e aqui já rechaço os argumentos financeiros e familiares, sentarei com meus líderes para conversarmos sobre futuro.

(C.L.) SR ADELSON,  também recentemente circulou nas redes sociais em nosso município  rumores dando conta dum possível descontentamento do Partido dos Trabalhadores à despeito de uma determinada filiação nos quadros do partido visando as próximas eleições municipais, na sua opinião isso poderia acentuar uma futura ruptura do PT com seu atual agrupamento?

(A.R.) Tenho poucas informações sobre esse problema de filiações no PT. Ouvi de alguns integrantes da executiva municipal um descontentamento com a forma que tem se desenvolvido o processo de filiação. A militância municipal contrariada com a imposição de filiados pela executiva estadual, contrariando a praxe do partido na escolha de seus filiados, sempre antecedida de muito debate. Mas não posso, nem devo me imisquir numa legenda da qual não faço parte.

(C.L.) SR ADELSON, nestes mesmos grupos de Whatsapp circulou a notícia de sua filiação ao PL Municipal, desta feita poderíamos acreditar numa candidatura de Adelso Ribeiro para Vereador (a exemplo de seu Pai) ou seria um passo determinante para se galgar uma posição mais estratégica na composição da chapa majoritária?

(A.R.) Me filiei ao PL por orientação de Valmir e Ibraim, as consequências dessa filiação veremos mais tarde, mas acredito que não iriam me pedir pra me filiar ao partido e depois me jogar às traças. A pré candidatura a vereador está descartada, tendo em vista a intençào de meu pai em concorrer ao Legislativo Municipal.

(C.L.) SR ADELSON, suas considerações finais.

(C.L.) Vamos pedir a Deus que voltemos logo à normalidade, com a cessação dessa pandemia, para que juntos, família e povo, possamos nos preparar para os dias difíceis que estarão por vir, como consequência dessa pandemia.

Oferecimento:





Comentários

Postagens mais visitadas