As Câmaras deram o recado!


 Analisando as eleições a partir dos dados oficias disponibilizados pelo TSE e compilados por inúmeros veículos de imprensa (séria) em nosso país, podemos perceber que ( mesmo longe de nossa realidade local) o eleitorado brasileiro cuja parcela significativa vota por consciência ( e não apenas pelo toma lá da cá), mudou a radiografia das câmaras municipais Brasil afora.

Segundo a grande imprensa, nunca houve um pleito que levasse ao cargo eletivo tanta diversidade... Mulheres, Negros e Negras, indígenas, LGBTS, enfim, as minorias se tornaram parte do universo político (bem distante claro, de nossa realidade) e com isso, a esperança de uma renovação de "comportamento" nas casas legislativas.

Outro dado significativo, que mereceu menção no Jornal televisivo de maior audiência no país, diz respeito às candidaturas coletivas... 21 dos  26 estados, lançaram candituras dessa natureza (Sergipe ficou de fora), num total de 257 candidaturas coletivas registradas no Brasil, destas, 17 conseguiram a eleição.

Dados estatísticos como estes, demonstram que num futuro (espero) bem próximo, o eleitor paulatinamente irá eleger se não a maioria, mas ao menos uma parcela das vagas para as casas legislativas, de pessoal qualificado, independente e com pensamento autruista.

Diante do quadro "macro" que se desenhou após a compilação dos dados nacionais, pouso de soslaio os olhos sobre nossa realidade...

Muitos falam que a câmara de Lagarto teve uma renovação de mais de 50%, se formos analisar a dita "renovação" não pelos nomes novos, mas pela qualificação de cada integrante e pelo que este representa (longe de querer aqui representação de quaisquer segmentos sociais) ainda me pergunto qual será a postura do legislativo nesses próximos 4 anos.

Fisiologismo à parte, sei que é pedir demais um poder independente e cônscio de seu dever e obrigação, contudo me vestindo da mais farta esperança, utopicamente irei crer que possamos evoluir (politicamente falando).

Contudo, veremos a postura que a nossa casa legislativa irá tomar no cenário político local, no hiato entre a promulgação dos resultados e a posse dos eleitos.

Que a tendência estabelecida nesta eleição na maioria das cidades de nosso país, consiga servir de difusor para reverberar na "consciência" dos nossos representantes, o verdadeiro compromisso com a população e suas nuances e ESPECIFICIDADES.

Oferecimento:





Comentários

Postagens mais visitadas