Entrevista Itamar Santana, Presidente do Diretório Municipal do Cidadania.


 

Não se pode negar que um dos partidos que mais se destacou nessa última eleição municipal foi o Cidadania; com um "staff" de candidatos novos, numa campanha sem vastos recursos, conseguiu eleger dois nomes para o legislativo e atualmente tem uma posição de destaque nas articulações para a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal; diante dos fatos, resolvemos ouvir o Presidente do Diretório Municipal e sua opinião sobre a atual conjuntura.

(Cotidiano Lagartense) Sr. Itamar, desde as preparações (há dois anos) para o pleito de 2020, que o Cidadania pregava uma candidatura própria, independente de quaisquer agrupamentos políticos. Passada as eleições e tendo em vista a proximidade da eleição para a mesa diretora do poder legislativo, o cidadania manterá essa postura de independência ou se aproximará (com vistas a composição da mesa) de um dos agrupamentos existentes em nossa cidade?

(Itamar Santana) Inicialmente, quero agradecer a oportunidade de conceder essa entrevista, aproveito para agradecer aos lagartenses,  os votos recebidos por mim e por todo a família Cidadania. respondendo sua pergunta, quero esclarecer que o Cidadania foi aprovado em Lagarto como uma nova força política, a prova disso foi a eleição de dois representantes para o legislativo.  sobre a eleição da Mesa da Câmara de Vereadores, eu só tive uma conversa com Josivaldo e Mateus, juntamente com o Senador Alessandro Vieira e o nosso ex-candidato a prefeito Nininho. Ficou definido que os dois estariam unidos na atuação legislativa.

(C.L.) Sabemos no que tange à organização partidária, o partido que vossa senhoria preside tem know-how suficiente para sem sobras de dúvidas ostentar o título de mais organizado tecnicamente.

Mas se falando de organização interna, os dois candidatos eleitos do partido já se declararam virtuais candidatos à presidência da Câmara;  neste sentido não existe um consenso da agremiação quanto a postura dos seus representantes?

(I.S.)É um direito dos vereadores tentarem ocupar o espaço de presidente do legislativo, no momento oportuno, o Cidadania terá apenas um candidato a presidente. A bancada do Cidadania é unida. Alias a família Cidadania é unida.

(C.L.) Sr. Itamar, a julgar pelo resultado das urnas, mesmo o partido (na eleição proporcional) tendo mais de 5.500 votos, o candidato a majoritário obteve apenas 1.600 votos; podemos acreditar com isso que houve "duas campanhas" independentes dentro da agremiação? Ou seja, os candidatos a vereador do partido esqueceram de pedir voto para o majoritário?

(I.S.) A eleição Municipal, o eleitor vota de forma diferente, muitos votam no Prefeito de um grupo e vereador de outro grupo, nosso partido fez campanha 100% unido para Prefeito e Vereador. Porém o povo é quem decide em quem vai votar, o resultado da chapa de vereador foi muito bom, e o resultado da chapa majoritária foi excelente, Nininho e Iara apresentaram propostas e alternativa. O Cidadania está no caminho certo. Vamos continuar a luta.

(C.L.) É sabido e notório que tão logo uma eleição finda, outra é desenhada; recentemente vossa senhoria afirmou que o Cidadania de Lagarto teria nomes para disputar uma vaga na Alese e outra na Câmara Federal, contudo comenta-se à boca miúda, que tanto o Vereador reeleito pelo cidadania quanto o candidato à majoritário (nesta última eleição) pleiteam a vaga nessa disputa para a Alese. Como o partido em si irá equacionar esse tipo de conflito?

(I.S.) Olha, o Cidadania de Lagarto, vai lançar Pré candidato a Deputado Estadual e Deputado Federal, mas só a partir de 2021, vamos iniciar essas articulações. Temos bons nomes, como o do Vereador Josivaldo, vereador Mateus, o Nininho, a professora Iara Fukano, Rivaldo Junior, Romildo da Pururuca e o meu. No momento oportuno o cidadania apresentará sua dupla de pré-candidatos.

(C.L.) Na sua avaliação pessoal o que faltou para que o eleitor tivesse o convencimento da "terceira via" ou "via independente" pregada pelo cidadania ?

(I.S.) Combatemos o bom combate, estamos no caminho certo. Iniciamos um processo de renovação na política, o objetivo foi alcançado. Nas próximas eleições a presença do Cidadania será uma realidade, com mais chances de chegarmos a vitória, não só no legislativo, como também no executivo.


Oferecimento:











Comentários

Postagens mais visitadas