A Fala da Vereadora e a Desqualificação da Indigência.


 Nesta quinta feira, aconteceu o retorno dos trabalhos do Legislativo Municipal, e entre tantos fatos, nada me chamou mais atenção que a fala proferida pela Vereadora Marta Carvalho, logo após o pronunciamento da Exa. Prefeita Municipal, quando foi franqueada a palavra aos Edis.

Em sua fala, proferida de seu assento no plenário José Justiniano Ramos, a Vereadora fez questão de chamar a atenção da Prefeita para as condições em que se encontra a Praça Rui Mendes (leia-se Forródromo), exibindo inclusive fotos do local no telão existente no plenário.

Contudo no decorrer da sua narrativa, o que mais me chamou a atenção fora a preocupação explícitada pela supracitada vereança...

Longe de vislumbrar a situação de pessoas que em nossa cidade estão em situação de rua, acredito, vítimas da desigualdade social e de tantos outros fatores, a única mulher a ter assento no Legislativo reiterou que seu pedido era embasado no estado físico da outrora praça, inclusive citando a "fedentina" que há no local, prejudicando os comerciantes e o "Centro de Especialidades" instalado próximo.

Isso fica evidenciado quando a mesma cita "há várias pessoas morando lá"...

Longe de fazer qualquer juízo de valor, espanta-me que, quando questionamos ou pleiteamos algo, precisamos nos balisar no problema e direcionar o foco do tal questionamento.

Ficou implícito que na visão da Vereadora, mais urgente é "sanitarizar" o dito "cartão postal" da cidade em detrimento de buscar reconhecer a problemática da falta de moradia e da condição social daqueles que se aventuram corajosamente em fazer das ruas sua morada.

Um equívoco na fala de um representante legislativo, em tese pode servir de parâmetro para futuras avaliações do eleitorado.

Conhecendo pessoalmente a Vereadora, tenho certeza de que esta não se deu conta da forma como suas palavras chegaram àquelas pessoas que como eu, acompanharam a seção da Câmara, e que acredito, ficaram sem entender a falta de sensibilidade demostrada pela ilustre vereança.

Este Jornalista que vos escreve já passou pela experiência de morar nas ruas, e sei bem o quanto pesa a "invisibilidade" em torno da Indigência.

Fica a dica.

Oferecimento:









Comentários

Postagens mais visitadas