O Canibalismo enterra a ética... Lila Fraga ainda reverbera.
Inconteste o fato que a entrevista do ex-prefeito Lila Fraga concedida ao Programa Você em Foco da Serigy FM ainda é um dos assuntos mais comentados em nossa cidade, haja vista o silêncio que perdurou por parte do ex-prefeito e que fora quebrado de forma contundente na última segunda feira.
De forma ética e se utilizando das prerrogativas da imprensa, a entrevista foi reverberada na terça feira de Carnaval no programa Rádio Verdade 2a. Edição, capitaneado pelo Jornalista Alex Dias, que em sua fala fez questão de citar "a fonte" que originou o tema abordado em seu programa diário.
Da mesma forma o Jornalista Aloísio Andrade no final de seu programa da quarta feira, fez uma citação ao fato que está movimentando as rodas políticas locais, fazendo também questão de citar a fonte que originou o fato em epígrafe.
O site "opapajaca.com" fez questão de publicar duas matérias distintas sobre o assunto (uma assinada por Netto Ribeiro, outra por Daniel Prata) e também de forma ética e respeitando tudo que norteia a profissão, fez questão de citar a fonte, dessa forma dando os devidos créditos a quem promoveu o fato em si (no caso a entrevista do ex-prefeito)
Esse tipo de comportamento por parte dos profissionais da imprensa em nossa cidade, só reiteram a ética e o respeito que necessita permear o exercício da profissão.
Imagine então a surpresa desse articulista ao me deparar com uma nota publicada no site Faxaju e assinada pelo radialista Lucas Brasil, ignorando, omitindo e suplantando a fonte originária do fato que até está data ainda repercute em nossa cidade. Como não bastasse, duas outras notas publicadas no site Interior Política (sem que se possa identificar o pseudo-autor) citam as falas de Lila Fraga, ignorando completamente o trabalho do Jornalista do Programa Você em Foco, que após quase um mês de negociações, conseguiu formatar a entrevista que foi ao ar na segunda de Carnaval.
Esse tipo de comportamento (que ao meu ver beira o canibalismo) retira os méritos do profissional que construiu o fato, dando ampla visibilidade a outro que sequer demonstrou a elegância que necessita haver entre aqueles que trabalham com comunicação de massa.
Mesmo numa cidade tão singular quanto Lagarto, onde a vaidade em algumas profissões são notórias, precisamos nos agarrar aos princípios e à ética afim de não cometer esse tipo de erro.
Verdadeiramente decepcionante!
Oferecimento:
Comentários
Postar um comentário