Hospital do Câncer do Nordeste... Será pérolas jogadas aos ...
Observando a estrutura do Hospital de Câncer de Barretos, referência em oncologia para a América Latina, me pus a refletir com parcimônia, quais os motivos que justifiquem sua maior e única filial, cujo objetivo é servir para alcançar a população da região Nordeste, vir se instalar numa cidade que ainda não teve a consciência do quão representativo é, um Centro de referência desse porte, aportar num lugar ermo, cujos munícipes e autoridades constituídas, não alcançam tal vislumbre?
Imagino a revolta de cidades como Feira de Santana, São Miguel dos Campos, Cabo de Santo Agostinho, Campina Grande, Mossoró entre tantas outras do interior Nordestino, que visivelmente possuem uma estrutura e visão de gestão, que abraçaria com certeza essa oportunidade como a forma mais pungente de desenvolver o município e as cidades circunvizinhas, como aconteceu com o interior paulista que orla a cidade de Barretos.
O ganho pra o Estado de Sergipe, com uma obra dessa monta é incomensurável, levando-se em conta não apenas a evolução no que tange ao tratamento feito de forma continuada e humanizada, mas sobretudo com o impacto a médio/longo prazo na economia da região.
Então me pergunto, qual a efetiva participação do Estado para o andamento de tal obra? Decerto que se faz necessário uma transformação viária no entorno da área onde se instalará o complexo, e com certeza será prioridade para os Deputados Estaduais da região, cobrar do Governo tal demanda...
Isso na verdade é o mínimo que se espera da classe política local, o empenho sincrônico para que os recursos federais prometidos e acordados possam fluir conforme pactuado, e que as duas esferas de poder (Município e Estado) possa agir em consonância com o que espera a população, principalmente aqueles que hoje são acometidos pelo câncer e que terão um tratamento diferenciado nos mesmos moldes que já se faz em Barretos.
Resta saber se e apenas se, Lagarto está preparada para esse aporte de desenvolvimento com todos os ônus e bônus que hão de vir!
Oferecimento;
Comentários
Postar um comentário