Crônica de uma Morte Anunciada! Viva a Demagogia!


 Essa semana me deparei com um tema extremamente preocupante e que de certo, passará batido pra a maioria da nossa população.

Eu que vivi e participei ativamente (no mês de setembro tradicionalmente) da exposição agropecuária de Lagarto e de tudo que ela representa pra nossa cidade ( leia-se povão), fiquei triste em saber (não apenas nas rodas de conversa, mas inclusive em programas radiofônicos de nosso município) que faz parte do interesse (não tenho como nominar nesse momento) da atual administração municipal (segundo Conjecturas advindas de bastidores, sem a chancela oficial), vender o espaço público que durante anos abrigou nossa exposição.

Antes de entrar no mérito desse fato obscuro, que corre à boca miúda nos calabouços (fedorentos) de nossa política, preciso que algum causídico (na câmara municipal exitem dois) me esclareça, o patrimônio público pertence à um governo específico ( no caso o municipal) ou à População?

Partindo dessa primissa, temos de reconhecer que o espaço do parque de exposições Nicolau de Almeida há muito tem sido alvo de "intenções" nesse sentido, talvez por isso, longe de ser revitalizado e mantido, está sendo depredado e completamente ignorado pelo poder público...

Já não existem mais os standes fixos... (Foram demolidos) onde pude (no do "Sem Terra" degustar de iguarias singulares, produzidas pelos pequenos produtores rurais de Lagarto, espécie que acredito, muito em breve estará em extinção).

Hoje o local abriga o Centro Lagartense de Equoterapia, mas acredito que no mês de setembro, onde tradicionalmente ocorre a festa de nossa padroeira, não haverá mais movimento naquele local...

Há alguns que dizem que com a vinda de um "Parque de Vaquejada" particular no povoado Brejo, o espaço em questão de tornou obsoleto, mas diante disso eu questiono: desde quando um evento particular, num espaço particular, pode suplantar uma tradição voltada para a nossa maioria da população (não falo aqui da minoria abastada) realizado num espaço PÚBLICO?

O que eu percebo é que, estamos presenciando a Crônica de uma morte anunciada.... Que, caso chegue até a CML projeto dessa natureza, será aprovado por ampla maioria.

E aí será mais um patrimônio da nossa população sendo sepultado pelo interesse obscuro de uns poucos.

Contudo, se todos esses boatos realmente não passarem de Conjecturas de "cabos eleitorais inescrupulosos", quiçá possa o Parque Nicolau de Almeida ser revitalizado e manter a nossa tradição, que é pública, que é popular... Que faz parte de nosso legado enquanto município.

Mas como diz o dito popular: "em terra de cego, quem tem um olho..."

Oferecimento:












Comentários

Postagens mais visitadas