A Herança que não pôde ser Herdada.


 A pouco menos de um mês tivemos uma notícia triste para nossa cidade de Lagarto que se trata do falecimento de Artur de Oliveira Reis deixando órfãos assim os que gostam da política já que no ano passado perdemos o velho guerreiro Rosendo Ribeiro. 

Eles o Artur do Gavião e o Ribeirinho que tem vários admiradores, seguidores e amantes de seus denominados agrupamento deixam sem rumo no sentido literal da palavra a sociedade política aqui na cidade; estes herdaram os seus grupos Bole Bole e Saramandaia dos então líderes da época Dionísio de Araujo Machado e José Vieira, eis que dentro deste mês que se passou da morte de Artur Reis me vi e deparei em diversas partes da cidade pessoas dos dois grupos tradicionais de Lagarto dizendo “meu compromisso acabou hoje”.

Venho como conhecedor histórico e participante da política lagartense participar meu pensamento e perguntar quem são os herdeiros políticos de Artur Reis e Ribeirinho. Para mim como ex vereador acredito que são duas mulheres que levam o título de herdeiras, Luiza Ribeiro como herdeira do Bole Bole, já que é filha do velho Guerreiro, política e atualmente secretaria municipal de Lagarto.

No Saramandaia temos a Deputada Goretti Reis, filha de Artur do Gavião, Deputada Estadual e já ocupou cargos importantes no estado e município de Lagarto; e é bom lembrar que em vida Artur Reis disse que a sua cadeira na Assembleia seria de Goretti Reis onde hoje ela ocupa tal vaga.

Ao contrário do grupo Bole Bole o Grupo Saramandaia nos deixa a pensar se não haveria outras pessoas que possam ser consideradas herdeiros do politização de Artur Reis; deixo aqui os nomes José Rodrigues dos Santos “Zeze Rocha”, que já foi prefeito e segundo a maioria dos Saramandaias é um dos responsáveis por uma contribuição na eleição de vários políticos do grupo.

Podemos citar aqui também como um dos nomes que tem direito a ter a herança política do Saramandaia o ex prefeito Lila Fraga, pois em minha visitas e caminhadas enquanto vereador e militante político descobrir que foi o mesmo e alguns amigos que na época colocaram colocaram as nomenclaturas de ambos os grupo por conta de uma novela da época.

Fica para todos os leitores a reflexão e a opinião pois expôs minha reflexão por conta de uma homenagem aos dois grandes líderes e a preocupação por escutar com muita frequência neste último mês a frase;

“Meu compromisso acabou hoje”

Isso por conta do falecimento de Ribeirinho “Bole Bole” e Artur do Gavião “Saramandaia”.


Cláudio de Dona Leu

Ex Vereador 

Professor de História 

Torcedor político nas horas vagas


Oferecimento:












Comentários

Postagens mais visitadas