Delegacia de Lagarto... Uma pequenez que não representa a região!
Quando falamos em demandas sociais que mais pleiteamos em nosso município, a segurança pública vem decerto entre as três prioridades... fato!
Contudo analisando a situação dos nossos "aparelhos" de segurança, não tem como me furtar a comentar a situação de nossa delegacia regional.
Mas antes de dissertar sobre o tema, gostaria de compartilhar uma pergunta que me faço e pode servir de norte para essa reflexão... Temos uma delegacia regional, que atende aos municípios do entorno de nossa cidade; nela, cinco delegados dividem a titularidade do órgão, cada um com sua especificidade (tipo de crime), desta feita, me pergunto, até quando um prédio ínfimo, cujas proporções se adequam acredito a cidades de pequeno porte, sem o mínimo de conforto estrutural, pode comportar tamanha responsabilidade institucional sem o devido lastro logístico?
Pra ser mais explícito, já passou da hora de a "Capital do Interior" como apregoam, possuir uma delegacia regional (não apenas municipal) com o porte correspondente a seu aparelhamento técnico e humano.
Recentemente vimos nas redes sociais o custo que foi o supracitado prédio ter seu telhado reformado... Isso porquê diversos setores publicizaram um problema que existe, mas que para o grande público ainda é inexistente.
Se cobramos do Estado (nas três esferas de governo) uma segurança pública efetiva, precisamos ter a sensibilidade de perceber que no nosso caso, Lagarto já não comporta tal aparato. Falta prédio, falta boa vontade, falta políticas públicas, falta iniciativa... O que sabemos que não falta é RECURSO.
Há quem diga que "aparelhar a polícia" é disponibilizar viaturas, armamento etc..., Na opinião desse leigo jornalista, acredito que aparelhar a nossa polícia é dar alojamento, bebedouros, ar-condicionado em salas minimamente confortáveis, computadores de última geração, internet com conexão por fibra óptica, material de expediente em quantidade, banheiros decentemente apresentáveis e tudo o mais que sabemos ser necessário para exercer a sua função com dignidade.
Neste aspecto, o Cotidiano Lagartense não busca saber de qual esfera governamental abriga tal responsabilidade, longe disso, esperamos sim que num esforço conjunto entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal, possamos vislumbrar uma solução real para que uma cidade do porte de Lagarto, possa ter sim uma delegacia moderna, aparelhada e humanizada, para poder atender a nossa população.
Fica a Dica!
Oferecimento:
Comentários
Postar um comentário