Fogo no Parquinho...


 Na sessão  de hoje, 21 de outubro de 2021, depois de um vereador se pronunciar no pequeno expediente afirmando que a Câmara " só  dá 5% de remanejamento   pra gestão  ficar assim... na parede, é bom demais você  dá 5% pra sufocar e dizer, tá faltando  médico, ta faltando tudo..." inclusive batendo com a mão espalmada na tribuna de forma contundente, o Vereador Presidente pedindo a palavra fez questão  de lembrar que quando tomou posse, já existia a primissa de remanejamento do orçamento municipal na ordem  de 5%, votado inclusive por alguns edis que vieram da legislatura passada.

Dr. Amilton Fontes fez questão  de dizer também que acredita que a gestão  municipal não têm o que reclamar dos atuais vereadores, já que todos os pedidos justificados de remanejamento são aprovados pela Casa, inclusive alguns em regime de urgência. 

Ponto alto de sua fala contudo foi o recado dado de forma subentendida, "eu acredito que pra uma pessoa crescer em um grupo não precisa diminuir o outro... não existe essa questão  de dizer que estamos amarrando a prefeita, se ela pedir 5 a gente libera 5... agora se ela pediu 5 eu vou liberar 15?"

E continuando na sua fala, " se a pessoa quer sair de um grupo e ir pra outro grupo, pra isso, pra poder crescer precisa estar diminuindo os outros, é feio, é o comportamento de uma pessoa imatura..."

Não obstante, já no segundo expediente, em seu pronunciamento na tribuna o Vereador Mateus Correia fez questão de lembrar que apesar de na sessão  de hoje ter sido pedido remanejamento de 5% já vai em 35% do orçamento, "perai rapaz é fogo amigo é? Os 5% é uma forma de fiscalização, de saber para onde está indo o dinheiro público... agora quando a prefeitura vai pedir têm de dizer onde vai gastar, que é uma forma da gente exercer o papel do vereador que é fiscalizar..."

Com mais ênfase ainda "o papel do vereador é legislar e fiscalizar e não bajular secretários ou prefeito, quem não aprendeu  estude, ou vai na lei, ou chega aqui e olha como se faz... a gente está aqui pra cobrar, agora vim com conversinha, com balela..."

E continuando sua fala, " e vamos com união, sem brigas, lutar por um Lagarto melhor... isso aqui não é o programa do ratinho não... estamos aqui debatendo políticas públicas pra Lagarto."

Claro que após assistir a referida sessão  não poderia me furtar  a comentar e fomentar uma reflexão  a respeito da fala do Vereador Presidente e de seu colega Mateus, até quando as mudanças de posição  ou opiniões  políticas irão servir de parâmetro pra nublar a verdadeira estatura da casa legislativa? Depois de várias legislaturas, hoje podemos ter orgulho de uma Câmara Municipal atuante e sensível aos apelos da população.  E espero sinceramente que apesar dos arroubos de uns, ela continue assim... o povo de Lagarto agradece!

Oferecimento:














Comentários

Postagens mais visitadas