A carne mais barata.... Cadê a Consciência?


 Eu sou PRETA com muito orgulho, e minha raça é negra!

Hoje amanheci me perguntando que cabrunco eu tenho pra comemorar?

Porra nenhuma!

Num país onde segundo o "observatório da violência " a população negra ou "as pessoas pretas" são as que mais morrem em nosso território...

Me distancio das estatísticas e pouso o olhar sobre minha realidade aqui na cidade "ternura", percebendo um racismo velado, impingido em nossa sociedade, tido inclusive como padrão... 

Quantas pessoas em Lagarto se assumem PRETAS? Aqui o padrão é dizer que fulano ou fulana é MORENO(A)... me desculpe a sinceridade.... "morena" é o cabrunco.... isso não é côr, tampouco raça...

Como comemorar o dia do Orgulho e da Consciência de nossa raça, se numa cidade "toleravelmente racista" as pessoas PRETAS fazem questão de auto-denominar morenas?

Numa cidade com mais de 106.000 habitantes, quais políticas públicas de inclusão e autoestima, e Promoção da igualdade racial foram até esse momento promovidas para a população (predominante preta) com vistas a fomentar esse sentimento de ORGULHO?

Num município com 17 vereanças, 02 deputados eleitos na Alese e 02 na Câmara Federal, e com mais de uma dúzia de pré-candidatos nas duas esferas, em suas redes socias no dia de hoje, quantos fizeram alusão ao dia da Consciência Negra?

Se falando em representatividade, quantos de nossos políticos locais eleitos (nos 3 níveis) são assumidamente pretos?

Hoje é meu dia... mulher trans, preta, pobre, mas cônscia de seu papel na sociedade, que luta, reverbera e briga por políticas de inclusão. 

Hoje nada tenho pra comemorar em minha cidade... comemorarei nos municípios (virtualmente) que de fato possuem um outro olhar para suas etnias e prega a inclusão. 

Afinal, no nosso Brasil (ou Brazil, sei lá...) as pessoas (normalmente brancas) só se declaram PRETAS quando pleiteiam vaga em concurso público ou vestibular, se utilizando de um programa de cotas que não lhes compete. 

Oferecimento:










Comentários

Postagens mais visitadas