Segregação profissional... Os bastidores da eleição de amanhã


 Essa legislatura já teve do blog www.cotidianolagartense.blogspot.com inúmeros elogios, no tocante ao tripé que faz com que nosso legislativo, continue tendo a importância que o "legislativo" tenha de ter... fato!

 Com assombro e muita perplexidade, no dia de hoje, tive uma solicitação feita ao Exm° Sr Vereador Presidente, para, enquanto imprensa, poder estar presente na sessão de amanhã, com o argumento de que este ainda não abriu as sessões para o público em geral, facultando essa prerrogativa apenas àqueles que são convidados pelos edis para fazer uso da tribuna.

Continuando a justificativa, o Exm° Sr. Vereador Presidente ainda alegou que além deste veículo de comunicação (pois o pedido não é de pessoa física, mas de um órgão de imprensa) outros oito (8) haviam solicitado... tudo bem... que seja... mas, como acompanhador assíduo das sessões legislativas (via YouTube) fiz questão de lembrar o dia em que membros da guarda municipal se fizeram presentes na CML... como isso está no YouTube, as imagens falam por si.

Neste ponto abrirei um parêntese cônscio de que alguns compreenderão (quiçá o próprio Vereador Presidente); os veículos de imprensa de nosso município, não podem e não devem ser nominados de "público em geral", afinal somos profissionais, com registro de classe tal qual o ilustríssimo Presidente (O.A.B.) e neste ponto, representamos também a população, tal qual os edis. 

A casa do povo (grife-se) por mais que através do advento da pandemia esteja selada (lacrada, proibida) para grande público, não o pode ser vetada à imprensa, que mesmo informalmente, configura-se como o "quarto poder" da República, haja vista que, seguindo o que manda a lei que rege a profissão, tem o DEVER de informar a população sobre quaisquer assuntos que afetem seu cotidiano.

Enquanto Jornalista (DRT 1734/SE) me senti violentado no meu direito de "sendo profissional" poder in loco, levar ao meu público a informação correta e em tempo real...

Taí algo que questiono desde o início desta legislatura, "o porquê desse distanciamento do legislativo com a imprensa".

E quando falo imprensa, não estou mencionando redes sociais, haja vista que mais importante para a mesa diretora seja postar no Instagram institucional, que abrir as portas da casa do povo para os profissionais de comunicação, que tal qual o Vereador Presidente, estudaram para poder "ostentar " o título que acreditem, custou anos de dedicação e abnegação. 

Minha profunda tristeza a essa atitude "singular" que vem de encontro ao que prega o ARTIGO 5°. (E como já dizia minha avó, pra um bom entendedor, pingo é letra... um risco é Francisco)


Pós Scriptum (P.S.): A pauta da sessão de amanhã não ê algo corriqueiro, o assunto central ( a reeleição da mesa diretora feita de forma extemporânea, por mais que o regimento não proíba, sendo no caso, legal, não deixa de ser na opinião de muitos munícipes, imoral...) diz respeito diretamente aos eleitores que escolheram representantes que em tese deveriam, participativamente, ao menos consultar suas bases antes de tomar decisões de tal monta.

Oferecimento:












Comentários

Postagens mais visitadas