Isso o YouTube não mostra!
Acompanhando presencialmente as sessões da Câmara Municipal e sempre chegando ao recinto pontualmente às 9hs, venho percebendo uma atitude recorrente por parte do Vereador Presidente, que faz-se necessário pontuar e abrir uma reflexão mais profunda.
Acompanho os trabalhos legislativos desde 2001 e de lá pra cá, conheci inúmeros Presidentes e Presidentas da Casa do Povo e diferente da maioria dos seus antecessores, o Advogado Amilton Fontes, que numa primeira impressão passa uma imagem de inacessibilidade (secundada acredito pela sua postura séria e austera) promove a cada sessão, um gesto de empatia digno de nota.
Antes de se posicionar em seu assento na mesa diretora, quando da entrada nas dependências do plenário José Justiniano Ramos, o ilustríssimo edil, vai de cadeira em cadeira, cumprimentando seus pares um a um, coisa nunca vista antes por parte de um "presidente" da casa; mas, pasmem, o mesmo também se dirige a todos os presentes fora da área reservada aos edis.
Mais que uma atitude, faz-se mister pontuar a forma com que o mesmo trata seus pares e funcionários, com uma elegância e educação pouco vista em legislaturas anteriores.
Fato é que, observando o dia-a-dia nos bastidores que antecedem ao momento em que se liga a câmera para transmissão via YouTube, se percebe um cidadão (mesmo sendo gestor do segundo poder da República em nível municipal) cônscio de sua responsabilidade, mas preocupado com a harmonia entre seus semelhantes.
No tocante à interlocução com a imprensa, o Vereador Presidente demonstra o mesmo trato, nunca se furtando a dialogar, discutir e até defender suas posições sem qualquer tipo de constrangimento ou coação (pelo fato de ocupar um cargo de poder).
Enquanto cidadã e profissional, não poderia me furtar a levar à público algo que infelizmente o "YouTube" não mostra, mas para quem está presencialmente acompanhando as sessões, percebe a simplicidade e respeito que o mesmo tem ao cargo que ocupa e a seus pares.
A partir desse diferencial, consigo perceber a unanimidade (dos presentes) quando da eleição para o segundo biênio dessa atual legislatura.
Oferecimento:
Comentários
Postar um comentário