O Lulismo indo de encontro ao Petismo.


 Essa semana me deparei com um comentário de uma liderança política da zona rural de nossa cidade, que me fez refletir... "voto em Lula mas não me sinto confortável em votar em nenhum candidato do PT".

Depois de ouvir isso com tanta ênfase, me perguntei: "mas não é a mesma coisa?"

Não! Claro que não. 

Vamos analisar esse ponto de vista em dois aspectos distintos; Lula enquanto candidato à Presidência, num eleição que já dá demonstrações de ser extremamente polarizada, representa a antítese de tudo que estamos vivenciano até agora; sua possível candidatura vêm a aplacar o anseio da esmagadora maioria do eleitorado de sairmos de um momento de excessos radicais antidemocráticos e retomarmos o controle de nosso país. Isso é um fato apontado em todas as pesquisas de intenção de voto publicadas até agora.

Esse movimento popular nada tem à ver com o Partido dos Trabalhadores... tem haver com o resgate de nossa autoestima e se nossa dignidade. À isso, me ouso a denominar "Lulismo".

Mas quando nos voltamos para o PT e seus candidatos pelos estados, em especial no nosso, não nego, chega a me dar arrepios...

Observando a saida do partido de militantes orgânicos em Sergipe, a exemplo do Professor e Deputado Iran Barbosa, me questiono onde está o fio da meada que leva pessoas com certa maturidade, declararem abertamente a intenção de voto em Lula, mas execrar nomes do partido a determinados cargos eletivos.

Vamos a um exemplo prático, um pré-candidato ao Governo de nosso Estado, foi voto decisivo para a manutenção do Orçamento Secreto, descumprindo inclusive a determinação do Partido... À época a própria Presidenta Nacional do PT emitiu nota repudiando e afirmando que essa atitude seria passível de punição... algum tempo depois foi divulgado pela imprensa e fartamente compartilhado nas redes socias os nomes de alguns parlamentares que receberam recurso desse "orçamento" e pasmem... adivinha um dos nomes de parlamentares de nosso Estado que figurava na tal lista. Claro que nesse momento tudo precisa ser colocado pra debaixo do tapete.

Mas num discurso na Capital Baiana, o pré-candidato e ex-presidente, fez questão de pedir à quem o ouvia que "não votassem em candidatos que foram a favor do orçamento secreto".

Óbvio que quando e se puser os pés em Sergipe, o discurso será outro. 

Talvez partindo desse princípio consigo compreender a fala de meu amigo que é uma liderança conhecida num dos maiores povoados de Lagarto.

Não dá pra confiar no "faça o que eu digo, não faça o que eu faço ", pois pra um bom entendedor isso é hipocrisia.

Como confiar em pretensos candidatos que traem seu eleitorado e sua legenda partidária? 

Será mesmo que vale tudo pra chegar a ocupar o mais alto cargo em nosso Estado?

Ao que parece o eleitor, mesmo leigo na política, já aprendeu a diferenciar "Lulismo" do "Petismo" e pelo visto, demonstrará isso nas urnas.

Oferecimento:










Comentários

Postagens mais visitadas