Como Previsto...
Durante toda a semana circulou nas redes sociais, convite do ex-deputado Sérgio Reis, convocando os aliados, e lideranças para uma reunião com os líderes de seu agrupamento político no Parque Zezé Rocha.
Como profissional de imprensa, me fiz presente para poder passar minha impressão sobre o que vi e ouvi, de forma clara e pautada nos fatos.
De início pude perceber a presença das lideranças mais tradicionais do agrupamento saramandaista, fato!Contudo, senti falta de outras tantas, que há dois anos atrás se fizeram presentes numa reunião semelhante e com finalidade equivalente.
De cara, conversando com alguns dos presentes, pude perceber o furo gigantesco da organização do evento, que infelizmente, priorizou os "LÍDERES" esquecendo das pontas de lança (aqueles que pegam esses líderes pelas mãos e levam à casa do povo) que se queixavam da falta de logística para poder levar ao espaço, gente de todas as regiões do município (leia-se povoados).
Preciso antes de qualquer coisa parabenizar o cerimonial, que conseguiu construir duas "GAFES" memoráveis:
A primeira e mais gritante... esqueceram de citar a presença da Deputada de Mandato, Exma Sra Lourdes Goretti.... (o cerimonial só citou a presença da mesma, depois que o atual líder, utilizando seus enormes braços pra chamar a atenção do "locutor", buscou costurar ou emendar o soneto, mas a gafe já tinha sido feita à olhos vistos... eu fiquei extremamente constrangida) ainda bem, que a excelsa Deputada mesmo depois de invisibilizada, deu a volta por cima, numa demonstração de altruísmo e respeito, num discurso predominantemente apaziguador.
A segunda "GAFE" e para mim a que reflete de fato o que é o agrupamento, foi TERRIVELMENTE COMENTADA nos bastidores, e que acredito, terá sim, repercussão no decorrer da futura campanha em sí.
Para que meus leitores compreendam, preciso fazer um parêntese:
O agrupamento SARAMANDAIA não se resume à família de apenas um sobrenome; pelo contrário. Desde a época do maior LIDER do agrupamento (o Saudoso Artur Reis do Povoado Gavião) existia um conselho composto por íntegrantes das famílias mais tradicionais de nosso município... isso é um fato que todos conhecem...
Hoje, depois de a maioria desse conselho já ter desencarnado e poucos da velha guarda terem força na voz e na fala... pude perceber na composição da mesa, o quão distante está o agrupamento SARAMANDAIA de desmentir o estigma que o acompanha há anos... "Um grupo de elite e apenas para a elite" (nesse ponto preciso cravar duas excessões; o Líder maior Artur Reis, que sempre olhou a população menos abastarda como filhos que teria de cuidar e dar condições de por si só, se construir... e Lourdes Goretti, que desde Secretária e depois Deputada, sempre se posicionou ao lado da população mais carente, e frequentando seu ambiente com uma empatia que carece a muitos)
Me explico, e descrevo a maior gafe do encontro.
Num espaço gigantesco como o Parque Zezé Rocha, com cadeiras posicionadas de um jeito que não daria espaço para outra coisa senão um discurso (e não uma reunião como estava no convite) sem réplica ou qualquer tipo de contestação ou questionamento. Colocaram seis (06) cadeiras... seis! Apenas seis!
Quatro delas destinadas aos mandatários com sobrenome REIS (Jerônimo, Goretti, Fábio e Sérgio) e as duas restantes ( nós já sabemos o modos operandi) para o Empresário Nininho do Doce e o ex-candidato à vice na chapa derrotada de 2018, Joãozinho de Sulinha.
Nesse ponto preciso fazer duas perguntas, para que meus leitores percebam onde estava a Gafe.
1- Tanto o pretenso candidato a Estadual, quanto o candidato à Federal São da mesma agremiação partidária... 55 PSD; Ora, acreditem que o mestre de cerimônias desde o momento que eu cheguei, evitou citar o Presidente do Diretório Municipal do Partido, (citou depois de 40 minutos, quando da aproximação dos líderes no evento) pior que isso, não destinou um branquinho sequer para que o mesmo estivesse na mesa de honra, mas isso é justificável (afinal o atual Presidente do Diretório Municipal além de Preto e pobre, vem da periferia... é jovem... não tem o porquê dar visibilidade).
Pior que isso inclusive, no recinto se encontravam quatro (04) vereadores eleitos e com mandato pelo agrupamento, que na formação da mesa de honra, sequer foram convidados...
Foi constrangedor!
Mas, como já diz o poeta que "a emenda fica pior que o soneto", depois de a plateia comentar (e muito) o ocorrido, um cerimonialista parcial e seletivo, teve que se utilizar do microfone para meio sem graça (e depois de todos estarem comentando) chamar os quatro Vereadores para ocupar cadeiras que pediram às pressas...
Gente, eu já vi isso mesmo acontecendo a cada véspera de eleição... acredito que muitos como eu já viram...
De fato não houve nenhuma diferença da reunião feita no mesmo local em 2004 para anunciar a Candidatura de Zezé à Prefeito....
Se o agrupamento saramandaia quer realmente sair do ostracismo e tirar da sua pele o estigma de "grupo de elite", precisa parar com isso.
O Saramandaia perdeu uma eleição em 2020 ( as pesquisas sempre apontaram o favoritismo) por pura arrogância... por falta de humildade... por não ouvir quem está na ponta, na base.
Sendo extremamente realista... não acredito em qualquer vitória, onde o senhores de engenho ditam as regras que a senzala tem por obrigação de cumprir...
O meu agrupamento jamais será popular... isso é um fato e uma triste constatação.
Se os líderes estivessem no mesmo nível do povo presente, perceberia pelos comentários de bastidores, o descontentamento, a decepção e o asco acumulado de anos à fio.
Ouvi isso de lideranças antigas e tradicionais...
"Eles não nos ouvem... temos de vir aqui apenas pra ouvir a mesma coisa, eleição após eleição ".
Quem avisa amigo é ... (isso em qualquer lugar civilizado) em Lagarto é diferente...
Quem avisa será execrado!
Mas avisei!
Oferecimento:
Comentários
Postar um comentário