A emenda do Bom Senso!
Foi aprovada na sessão de hoje em primeiro turno, emenda de autoria do Vereador Josivaldo e da Vereadora Marta, que define o percentual de 5% de remanejamento do orçamento do município por parte do executivo.
Venceu o bom senso, afinal quando se trata do erário público, faz-se necessário que a casa legislativa se utilize da sua prerrogativa de fiscalizar...
Nos bastidores circulou a possibilidade de uma outra emenda com o percentual de 20%, que chegou a ser apresentada na secretaria da Câmara, mas não foi levada à plenário.
Desta feita, resta aos membros do legislativo aprenderem a questionar, a inquirir, principalmente quando se tratar de remanejamento de verba pública.
No projeto original da LDO a proposta inicial é de uma margem de 80% de remanejamento, se não houvesse essa emenda, qual seria de fato o papel dos legisladores?
A população lagartense deveria de fato parabenizar a atitude corajosa desses dois edis em lutar para manter a "chave do cofre" sob a tutela do poder legislativo municipal.
Quiçá nenhuma manobra seja feita para mudar esse resultado.
Logo após a sessão ordinária o Vereador Presidente abriu uma extraordinária para discutir a LDO, emocionante foi perceber que a totalidade dos edis da situação sequer pediram a fala para discutir o projeto. Em verdade nas falas do Vereador Mateus, Alex Dentinho e da Vereadora Marta, a cobrança por audiências públicas para discutir o referido orçamento. Outro questionamento foi em relação às emendas impositivas que mesmo sendo direito dos Vereadores, jamais saíram do papel
Oferecimento;
Comentários
Postar um comentário