Site "fake" ROUBA artigo do Cotidiano Lagartense


 A ética que permeia a profissão de Jornalismo manda que: ao utilizar um texto de outrem... cite a fonte!

Imagina a minha surpresa ao ouvir o programa do meu amigo radialista Aclecio Prata no dia de hoje, segunda-feira 27 de junho de 2022, quando o mesmo leu um artigo portado no blog da Jornalista Rita Oliveira, cujo teor foi escrito por mim e postado no meu blog www.cotidianolagartense.blogspot.com, mas no site da conceituada Jornalista, citava como fonte o site www.oboloegrande.com.br. 

Mais que indignação, me causou revolta e repulsa, e por inúmeros motivos que elencarei abaixo.

1. O site oboloegrande se utilizou do meu texto (foi fruto de minha massa encefálica, ou seja, tenho direito autoral) modificando um parágrafo, citando um deputado Federal por Lagarto (coisa que não o fiz) e publicou sem citar a fonte.

2. Pelo teor das reportagens (vou ter de nominar desse jeito) mostra claramente se tratar de um pseudo-veiculo de comunicação do meu agrupamento político (SARAMANDAIA), o que torna o feito mais revoltante ainda.

3. No referido site não existe nome do Jornalista responsável, endereço de e-mail, CNPJ ou fone pra contato, numa demonstração clara de coisa "escusa", haja vista que (tomando por base o meu blog, que não é um site...) no Cotidianolagartense.blogspot.com tem minha foto estampada, já que assino meus artigos e sou responsável pelo que escrevo.

Conheço a lei que rege minha profissão, da mesma forma que conheço da lei que versa sobre "DIREITO AUTORAL". Pífia a atitude desse site ANÔNIMO que USURPA (Rouba) o texto dos outros e de forma leviana, altera um parágrafo e publiva como se fosse seu.

O papel dos verdadeiros profissionais de imprensa em nosso município precisa ser respeitado, toda profissão possui suas regras... com o Jornalismo não é diferente.

Que fique a lição... o nome disso é DESONESTIDADE.


Pós Scriptum: Considero "site fake" todo esse sem nenhum tipo de identificação de CNPJ, Jornalista responsável, endereço de e-mail ou fone de contato. No cotidiano por ser um blog, faço questão de estampar minha cara e assinar no cabeçalho com o meu nome.




Oferecimento











Comentários

Postagens mais visitadas