Mais que um recado... As urnas em Lagarto deixaram uma pergunta no ar!


 Pós escrutínio, para muitos uma surpresa, para uns poucos a crônica de uma morte anunciada. Assim consigo avaliar o resultado do pleito de domingo passado.

Evidente que a segunda-feira amanheceu com a efervescência dos apoiadores daqueles que se elegeram e as justificativas (quase uma desculpa) dos que ficaram pelo caminho.

Mas no geral, o terceiro maior colégio eleitoral do Estado continua com duas cadeiras na Câmara Federal e duas na Alese; até aí nada de novo, tudo como era antes "no quartel de Abrantes".

Ledo engano!

Nos esboços das perspectivas a realidade foi um banho de água fria; Lagarto lançou 05 nomes à Câmara Federal e 07 nomes à Alese, claro que desses 12 postulantes apenas alguns de fato tinham a substância necessária para obter o almejado.

Assim foi em nível Federal, mas quando a mira se posiciona para o nível local, um recado bem dado foi percebido nas entrelinhas, subliminarmente em cada voto depositado e depois computado. 

O eleitorado lagartense está mudando e mesmo com o "modos operandi" de toda campanha, eleição após eleição, uma camada mais substanciosa da população deixa sua marca indelével. 

"Política é coisa séria", "Dancinha do Tictok não dá voto", "ou vai até onde o povo está ou a decepção é uma consequência".

Enquanto teve candidato a Estadual que mesmo na onda vermelha (maioria em nossa cidade) fez questão de basilar sua campanha em caminhadas quase que diárias, entrando e saindo da casa do povo, houve quem apostasse nas carreatas e na ostentação que no frigir dos ovos não apeteceu a população de menor poder aquisitivo.

Houve candidatos que nortearam suas ações nas redes sociais, esquecendo que uma grande fatia do eleitorado não tem acesso real a ferramentas como o Instagram...

Observando os resultados e inclusive analisando a performance dos candidatos de "fora" que tiveram lideranças apoiando-os no municipio, pude perceber o quão distante ficou entre a expectativa e a realidade, no tocante aos votos "prometidos".

Se eu for analisar friamente o resultado das urnas, de fato percebo os sinais de uma futura campanha municipal (a de 2024)... sendo assim não haverá surpresas... a maioria do eleitorado lagartense se concentra na zona rural e nas periferias... e são poucos os agrupamentos ou entes políticos que conseguem acessar esse público. 

Pelo andar da carruagem e se tudo sinalizar nesse sentido, não haverá surpresas... O povão, aquele que comumente não é enxergado ou reconhecido, que vive à margem das políticas públicas e de tudo que acontece em nosso município, levará de volta ao paço municipal um nome já bastante conhecido e ovacionado por aqueles que a "elite politica" faz questão de torcer o nariz.

De fato, como bem mencionado num post do Instagram que visualizei hoje pela manhã, "Lagarto 2024 eu Já escuto os teus Sinais".

Oferecimento:













Comentários

Postagens mais visitadas