O fator Goretti!
Esse último pleito em seus dois turnos, mostrou algo significativo que poucos "analistas" perceberam; o ressurgimento dentro do agrupamento saramandaia de um nome que pode de uma vez por todas unificar o grupo.
Taxada pela oposição durante muito tempo como "apagadinha", a Deputada Goretti Reis, desde que resolveu abdicar do seu direito de concorrer à reeleição, vem tomando o papel de protagonista à frente de seu agrupamento. Durante a campanha de primeiro turno por exemplo, não apenas vestiu a camisa dos dois sobrinhos, como foi para a linha de frente, encampando visitas em diferentes localidades à cata das lideranças tradicionais que com o tempo o saramandaia começou a perder.
Claro que neste aspecto sua posição era extremamente confortável, haja vista que nenhum dos sobrinhos conhecem a fundo as famílias tradicionais que sempre balançaram a bandeira para o grupo; neste aspecto Lourdes Goretti deu de goleada, servindo de mediadora de conflitos e buscando agregar esses descontentes em torno das campanhas proporcionais do seu agrupamento.
Fato é que urnas abertas o resultado demonstrou a eficiência dess ofensiva da atual Deputada em resgatar e acolher aqueles que por anos continuaram esquecidos.
No segundo turno, abraçou e foi à campo atrás de votos para o seu candidato ao governo, com o mesmo afinco que demonstrara no primeiro turno, mas com uma diferença... enquanto candidatos eleitos e derrotados simplesmente se esquivavam ou faziam apenas presença vip em agendas de campanha, a Deputada, ladeada por pessoas de seu staff político local, se embrenhava em visitas na zona rural e nas periferias da cidade, com o objetivo de "virar voto" na reta final.
Fato é que, mesmo os seus candidatos tendo sido derrotados nas urnas papajaquense, não se pode deixar de analisar o aumento em relação à votação de primeiro turno.
Não obstante o feito durante a campanha, tão logo esfriada a apuração, fez questão de num programa radiofônico matutino, na sexta pós segundo turno, declarar seu desejo de se candidatar nas próximas eleições municipais ao paço municipal.
Com certeza é de se notar que assumindo esse protagonismo, Goretti assume em definitivo o legado deixado por seu pai, o saudoso Artur de Oliveira Reis, deixando claro que vai para a disputa sem medo e com a convicção de que é seu caminho natural.
A julgar pelo seu desempenho nessa campanha de 2022, podemos prever o renascimento do Gavião com chances reais de disputar um pleito municipal; resta saber se até lá nenhuma manobra será desenhada para tirar ela desse páreo.
Oferecimento:
Comentários
Postar um comentário