Saboeiro... Um tesouro que agoniza dia após dia!


 A cachoeira do Saboeiro é de fato um dos mais bonitos cartões postais de nossa cidade, mas observando mais de perto o local, percebemos o quanto esse "paraíso" agoniza por falta de incentivo e estrutura.

Fui convidada a conhecer o local e confesso, me impactei com as inúmeras possibilidades que um investimento programado na área poderia gerar.

Antes de ir até a famosa cachoeira, conheci o "minante de água mineral" (como a população local chama) um local de beleza singular, que remete à tardes ensolaradas e convida ao mergulho naquelas águas transparentes; mas observando o entorno, perce-be logo de cara a falta de estrutura, o abandono, mesmo (acreditem) tendo energia elétrica no local. Segundo nos informamos, é a própria população que faz a limpeza do minante periodicamente, claro que dentro das limitações dos próprios moradores.

Saindo do minante e indo em direção à cachoeira, paramos num restaurante à beira da estrada, local aprazível, com um atendimento digno de aplausos e um menu caseiro com um tempero de dar água na boca. Nesse mesmo restaurante, percebi que para as pessoas que tendem a ir visitar a cachoeira, os donos cedem isopor para que as pessoas possam levar água, refrigerante ou cerveja, que mesmo sendo um local "turístico" são comercializados nos preços praticados na cidade.

Antes de descer a serra, pude conhecer o "canion" do saboeiro, com mais de 70 metros de altura, um local pouco visitado mas que decerto acomodaria uma tirolesa para aqueles que adoram adrenalina.

No percurso a pé até a referida queda d'água, pude perceber a completa falta de estrutura, a ausência de placas informativas, de tambores para acondicionamento do lixo produzido pelos visitantes, enfim, um local paradisíaco em total abandono.

Chegando finalmente à cachoeira, pude perceber a quantidade de lixo em volta (deixado pelos visitantes) e à ausência completa de quaisquer atrativos para atrair os turistas (lembrando que considero turista toda e qualquer pessoa que não morando no local, se aventura a conhecer o lugar).

Diante de tudo que presenciei me pergunto, porque passadas tantas gestões pelo paço municipal, e possuindo duas secretarias que impactam diretamente sobre essa demanda (meio ambiente e turismo) o saboeiro continua sendo um local para uns poucos que se aventuram até lá?

Difícil responder!!!








Oferecimento:











Comentários

Postagens mais visitadas