Um dia de muito Axé !


 Ainda se falando no mês da Consciência Negra, por iniciativa da Vereadora Marta da Dengue foi apresentado na CML 

Projeto de lei 061/2022 que institui o dia 22 de novembro como o dia municipal da Consciência das Religiões de Matriz Africana no Município de Lagarto.

Segundo a Vereadora, tal projeto se justifica 

"Para que sejam implementadas políticas públicas direcionadas à população brasileira, é necessário saber quais os grupos que formam a nossa nação. A história nos diz que o povo brasileiro é formado por três matrizes étnicas: portuguesa-européia, africana e indígena.


Essas três matrizes convivem no mesmo espaço, porém negros e indígenas estão inseridos na sociedade de forma desigual. Representando 50,7% da população brasileira, conforme estatística do IBGE, a grande maioria da população negra é pobre, o que significa dizer que nascer negro no Brasil implica na probabilidade de crescer pobre.


No mês de novembro comemoramos o “Dia Nacional da Consciência Negra”, data que lembra a luta do líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão. Por essa razão, apresento aos colegas parlamentares a proposta de instituirmos o Dia Municipal da Consciência das Religiões de Matrizes Africanas, a ser comemorado no dia 22 de novembro, anualmente.


Por tudo isso, a referida data seria dedicada ao desenvolvimento de atividades acerca das religiões trazidas pelos africanos ao Brasil, que foram amplamente desenvolvidas em nossa sociedade e a divulgação da História e Cultura Afrobrasileira, constituindo-se assim, num importante momento de conscientização do necessário respeito à diversidade étnico/racial e de combate ao racismo em suas diferentes formas de manifestação.


Com a aprovação desse projeto, esta Casa Legislativa e os demais órgãos públicos municipais terão a oportunidade de contribuir com a promoção da igualdade racial no Brasil, além de dar efetividade ao art. 215, §2º da Constituição Federal: §2º A lei disporá sobre a fixação de datas comemorativas de alta significação para os diferentes segmentos étnicos nacionais."

Parabéns à Vereadora... agora precisamos ver a postura da casa legislativa em relação ao Projeto pioneiro.

Oferecimento:












Comentários

Postagens mais visitadas