Findo ano legislativo... Minhas escolhas!
Como acompanho as sessões legislativas desde o início, durante e pós pandemia, apesar de uma avaliação divulgada com base em indicações, projetos e requerimentos, me sinto na obrigação de, enquanto profissional de imprensa que acompanha as sessões (inclusive nos bastidores) elencar os que mais se destacaram e apresentar a exposição de motivos:
Vereadora Martha Maria: mesmo iniciando essa legislatura de forma tímida ( acredito por se ver como única mulher no Parlamento e sentindo a falta da companheira Creusa com o qual formavam o "paredão da resistência " da legislatura anterior) conseguiu pós pandemia, retomar seu protagonismo e hoje sem sombra de dúvidas é a voz da oposição na CML; só não alçou o status quor de "líder da oposição" pela postura misógina e "velada" de seu agrupamento, que ainda enxerga a participação das mulheres na política como algo coadjuvante ( em momento algum aqui irei citar o caso da "laranjada" de 2018).
Vereador Josivan (Gordinho de Jorge da Laranja): Edil mais antigo de seu agrupamento com mandato eletivo, mesmo que seu grupo tenha indicado "politicamente" nomes a figurar como líderes do governo, em detrimento aos seus serviços prestados, ao meu ver foi com muita eloquência e parcimônia, o mediador de conflitos, que até esta data, vem (mesmo descontente) trabalhando para harmonizar os "9" da situação (lembrando que o Vereador Presidente pelo cargo que ocupa, não pode tomar partido em quaisquer questões relacionadas à política de agrupamentos), se mantém discreto, costurando nos bastidores a manutenção de uma "lealdade" hoje muito fragilizada pelas vaidades e anseios pessoais (ou individuais).
Matheus Correia: Grande surpresa nas eleições de 2020, foi com muita expectativa por parte da população e do meio político, que iniciou o seu mandato... Claro que, cônscio de que seu "aparente" principal objetivo era alcançar patamares maiores, conseguiu com muita inteligência e uma equipe de marketing pessoal digna se aplausos, figurar como um dos nomes "certos" a ocupar uma vaga na Alese (isso se de fato a tia tivesse vestido a camisa de sua candidatura); mesmo não obtendo sucesso, ainda hoje é o campeão de requerimentos "rejeitados" e "projetos vetados" dessa legislatura. Acredito que na minha óptica pessoal, pode ser uma alternativa interessante na política local, quando souber utilizar a sua prerrogativa de acionar outros poderes da República e mostrar ao eleitorado seu diferencial.
Vereador Amilton Fontes: Pouco a falar enquanto Vereador, muito a citar enquanto ordenador de despesas e chefe do legislativo; tive a oportunidade de entrevista-lo logo após sua posse e Lembro-me de que uma de suas promessas era tornar a Câmara realmente a casa do povo; isso de fato foi feito. A população, independente de quem seja, é tratado pelos funcionários (sua equipe de trabalho) com a mesma igualdade. Como gestor, tem pulso firme e consegue equacionar os melindres de seus pares, sem causar tanta celeuma interna. Mesmo reservado aos extremos, se impõe e eleva a CML de "puxadinho da prefeitura" ao patamar de Casa Legislativa.
Vereador Genisson Fontes: Apelidado de "Vereador metro e meio" por um determinado comunicador de Lagarto, que foi seu cabo eleitoral em 2020, mesmo começando o mandato de forma tímida e sendo Apelidado de "Vereador blogueiro" por outro comunicador, desta vez do seu próprio Povoado, nos últimos meses parece que acordou pra vida e conseguiu na tribuna, promover momentos dignos de nota ... semelhante à Vereadora Martha, buscou um protagonismo junto à sua comunidade e acredito, caso deixe de ser teimoso e possa exercer a capacidade de ouvir seus aliados, conseguirá se projetar nesse final de legislatura e garantir ao menos a simpatia do seu eleitorado. Tem chances reais de se destacar entre seus pares, mas apenas se (deixando a insegurança de lado, o que é normal no primeiro mandato) souber se POSICIONAR...
Vereador Josivaldo Alves: Iniciou seu segundo mandato com o estigma de "Vereador de uma causa só", comentário esse feito nas rodas de conversa inclusive por seus correligionarios; com posições definidas e inflexiveis, consegue permanecer no seu eixo amparado pela causa que defende e por conseguinte seu nicho eleitoral. Contudo nos seus pronunciamentos na tribuna, consegue abrir espaço para reflexões e inclusive fomentar em alguns de seus pares a "subversão ao sistema imposto". Comedido, consegue ser a Suíça da CML.
Neste último ano, esses foram os nomes que na minha visão, conseguiram se destacar na casa do povo. Quanto aos outros edis, me reservo o direito de fazer cara de paisagem... ouvidos moucos e inclusive perder a memória...
Sou JORNALISTA e faço questão de acompanhar religiosamente e assiduamente (mais até que muitos edis) as sessões do legislativo e acredito, tenho "Know-how" suficiente para discertar sobre o que vejo, ouço e presencio, sem me importar muito com qualquer tipo de represália.
Feliz festas e que venha 2023
Oferecimento:
Comentários
Postar um comentário