Lagarto Folia... será que Lagarto realmente precisa disso?
Há aqueles que gostam de festas sem se importar com a subjetividade dos eventos... basta uma banda e pronto.
Me lembro muito bem de todos os "lagartos folia" que participei... uma época em que a separação das classes em nossa cidade não apenas era flagrante; era asquerosamente desconcertante.
Num município que vive de aparências, era comum verbalizar que "os pobres" se f***** o ano inteiro, para poder comprar um abadá do bloco onde a elite desfilava... apenas pra ter a efêmera sensação de ser visto, de ser importante. Ledo engano; as paredes e os muros que o agrupamento organizador dessa festa construía era indissolúvel.
Lembro-me do "Paranubar" bloco popular que nesses lagartos folia, era o primeiro a sair, com a banda mais chinfrim, apenas pra limpar a avenida por onde essa elite escrota que ainda hoje insiste em querer se prevalecer, passaria com seu bloco recheado de "pseudo-celebridades" que após chegar na avenida João Alves Filho, se resguardaria nos Camarotes, bem distante do populacho.
Hoje eu tive o desprazer de saber que essa festa irá voltar... lembrei-me imediatamente da cena dantesca em frente ao "taticao" quando do lançamento de uma determinada candidatura na eleição passada, onde uma suposta ala jovem (juro que não irei regurgitar) ostentava o pálido reflexo dessa elite desgastada cuja fome interminável, cria a ilusão que poderá algum dia retomar o poder em Lagarto numa eleição municipal.
Deus me livre do Lagarto Folia versão 2023... pontuado pela deslealdade, pelo "fraticidio político", pela megalomania desenfreada, pela falta de empatia com o povo da cidade, pela ausência de carisma... mas óbvio que acontecerá; afinal essa mesma elite que por anos governou Lagarto e impôs a sua chibata e seu cabresto, precisa presentear a nova geração com mais um espetáculo dantesco de separação de classes (estarão todos no camarote da avenida João Alves observando do alto aqueles que um dia irão pisar).
Vou preferir aguardar uma festa verdadeiramente popular, para poder comemorar o retorno dos espetáculos de lazer em nossa cidade. Quiçá em seu aniversário Lagarto possa fazer uma festa que realmente aglutine o povão e o faça recuperar sua autoestima.
Até lá... "boa romaria faz..."
Oferecimento:
Comentários
Postar um comentário