Um desserviço às Religiões de Matriz Africana.


 Sei que é pedir demais que os apresentadores de programas jornalísticos da nossa cidade conheçam o Código de Ética da profissão, contudo se faz mister que conheçam a nossa Constituição Federal; o Brasil sendo um Estado LAICO grifa na carta magna o direito de manifestação religiosa e o RESPEITO à todas as religiões. 

Neste sábado tive que assistir uma grotesca manifestação (não chamarei de entrevista) de um cidadão que independente do assunto que foi tratar no programa, fez falas desconexas e contrarias ao que prega as religiões de matriz africana, de uma forma tão pejorativa, que só corrobora para o preconceito em relação a fé que professamos.

Apenas a título de esclarecimento pata os leigos e para aqueles que de fato não são iniciados no Candomblé, Umbanda ou Quibamda; Os ORIXAS são representação de forças elementares da natureza; EXU é o mensageiro, ligação entre as divindades e o homem.  A forma DEMONIACA E PRECONCEITUOSA como foi descrito no referido programa advém do cristianismo, pois vale lembrar que é a religião que denominou o mal pela alcunha de Diabo.

Exu como mestre dos caminhos é neutro e serve aos orixas.

O circo de horrores que assisti hoje ainda foi complementado por "comentários" preconceituosos dos apresentadores; e neste ponto esclareço que os adeptos das religiões de matriz africanas são CANDOMBLECISTAS, UMBANDISTAS OU QUIMBANDISTAS; o termo "macumbeiro" fere a dignidade da nossa religião.

Torno a dizer, pouco me interessa como Jornalista o conteúdo concreto do que seria a entrevista (já que de fato nada foi dito quanto ao tema anunciado) mas como possuindo cargo dentro da religião que professo desde pequeno, fico indignada quando vejo a fé de minha ancestralidade sendo desrespeitada e levando ao público uma visão errônea e equivocada do que realmente é.

Acredito (pois o cidadão fez questão de citar e o programa está disponível no YouTube) que toda essa deturpação vem das inúmeras igrejas evangélicas que o mesmo diz ter frequentado. 

Se a intenção em desqualificar e macular as religiões de matriz africana tinham o propósito de fomentar medo em seus desafetos, preciso lembrar que temos uma constituição. 

Com a palavra a Federação Setgipana de religiões Afrobrasileira e a Federação Nacional de Religiões de Matriz Africana.

Em tempo: também sou apresentadora de programa jornalístico nesta cidade e em momento algum incito o desrespeito e o preconceito contra qualquer Credo. Fica a dica.

SE EU RESPEITO SEU AMÉM, RESPEITE O MEU AXÉ! 

Oferecimento:














Comentários

Postagens mais visitadas