No Casamento do 13 faltou "Matutos".


 Como  fiz questão de estar na Colônia 13 desde às 13:30hs, presenciei um pouco dos muitos barracos e um tanto da desorganização que marcou o dia de ontem no maior Povoado de Lagarto.
Fazendo tomadas ao vivo no Instagram estive na concentração e pude presenciar a quantidade de cavaleiros, carroças, charrete e tratores que compunham o cortejo do até então "Casamento do Matuto", vi o trio que deveria ir à frente do cortejo, parado e (segundo comentários) quebrado, sendo deslocado o segundo trio (cedido pela PML)  para a pista principal afim de iniciar (com flagrante atraso) a festa que hoje é "Patrimônio Cultural do Estado"; depois de subir nesse referido trio (possuo a credencial de imprensa que me autoriza isso) pude presenciar (e mostrei nas entradas ao vivo no @lagartoemfoco) uma cena pra lá de surreal; a morosidade do cortejo em acompanhar o trio agora oficial rumo à Praça Santa Luzia, ao ponto de o supracitado veículo ter de parar na avenida inúmeras vezes para esperar o cortejo que vinha atrás à passos de tartaruga.
Até aí tudo bem... farei de conta que não tava acontecendo nada disso... Depois de um tempo excessivo, o trio chegou na praça e fui para o chão, acompanhar no nível do solo  o dito cortejo junino (haja vista que os organizadores fazem questão de frisar ser esse evento o encerramento das festividades juninas em nossa cidade que tem o título de "Festival da Mandioca")
Contudo o que presenciei na praça foi um verdadeiro circo de horrores, prova cabal da DESCARACTERIZAÇÃO da festa e da falta de organização da equipe que se orgulha de ser a "Proprietário" da festa.
Procurei na praça as carroças, a charrete que veio da água fria, a cavalgada... juro, não encontrei.  Encontrei sim os famosos "tratores" e seus reboques tocando a música oficial da festa (pitbul enraivado) ou outras pérolas  cujo refrão era condizente com a festa junina "soca, soca..." ( me permitirei não transcrever tal pornofonia).
Na Praça a quantidade de paredões tocando esse tipo de música era em torno de duas dezenas... pior que isso, cada trator trazia consigo um paredão tocando tudo menos música junina.
Pior que isso... O desfalcado cortejo que chegou na praça  ( na concentração era outra coisa) não cumpriu o percurso, deixando na mão os moradores que continuaram sentados em suas portas esperando por algo que não aconteceu.
Tinha de tudo na festa... de tudo! Mas sendo muito sincera devo admitir, nessa edição de 2023 no casamento da Colônia 13 faltou "Matuto" sobrou "Malandro".



Oferecimento:












Comentários

Postagens mais visitadas