O peso de arrancar nossa identidade cultural !
Confesso que fiquei não apenas estarrecida, mas sobretudo embasbacada com as notícias que pulularam nas redes sociais dando conta da retirada do Lagarto do trevo de entrada de nosso município.
O pior é que o primeiro post que vi foi num grupo da cidade de Itabaiana, mostrando inclusive como seria o novo monumento e claro, lembrando mais uma vez que perdemos o posto de Capital do Interior para nossos vizinhos "ceboleiros".
Mas o que de fato importa é que o nome de nossa cidade, nossa identidade visual enquanto CIDADE, nossa identificação emocional nos remete ao réptil que dá nome à terra de Adalberto, de Assuero, de Claudefranklin, de Anália, de Everalda, de Enoque, de Floriano e tantos outros...
Diferente de outros municípios pelo Brasil cuja entrada da cidade é grifada com um marco onde possui aquela frase pra lá de piegas : eu "coração" tal cidade... nosso município tem uma identidade visual que está intrinsecamente ligada ao nome; estamos na terra do LAGARTO.
Arrancar um símbolo que de fato nos representa e nos enche de orgulho para colocar o "comum" não é apenas uma agressão à nossa descendência, é uma crueldade sem tamanho, sem palavras.
Li atentamente o artigo do Jornalista Andersonsblog ( lagartense legítimo) e fiz minha a sua indignação que acredito seja de tantos outros.
Mas o pior ainda está por vir...
Tal qual um entulho, a figura do réptil que dá nome a nossa cidade foi depositada no Balneário Bica, numa clara demonstração de DESPROPÓSITO e de DESRESPEITO à nossa cultura e identidade.
Sou filha, neta e bisneta de Lagartenses... sou cidadã lagartense, sou do LAGARTO e não posso fugir dessa identificação; pelo contrário, me enche de orgulho.
Longe de mim questionar de onde veio tal ideia estapafúrdia, mas no frigir dos ovos, é o segundo tiro no pé observado atentamente pela opinião pública.
Como a tendência será sepultar tudo que representa a nossa cultura, vou dar uma sugestão à Câmara Municipal que é de onde sai as leis; mudemos o nome da cidade então; e darei duas dicas bastantes sugestivas, sem sair do reino animal. Nosso município poderia se chamar TATU ou ANTA, acredito que ambos refletem nossa situação atual.
Com a palavra os nossos calados e omissos vereadores.
Feliz dia da Padroeira (isso até que sua imagem seja retirada do trevo de acesso à Riachão e substituída por qualquer coisa).
Foto de capa extraída do Andersonsblog.com.br
Oferecimento:
Comentários
Postar um comentário