Uma CÂMARA de Mulheres ALFABETIZADAS... SERÁ QUE VÃO DEIXAR??????


 Antes de entrar no CERNE da reflexão, farei questão de responder: "SE DEPENDER DOS LÍDERES, CLARO QUE NÃO!".

O Professor Doutor Claudefranklin Monteiro foi o único personagem político/social em nossa cidade à ter coragem de VERBALIZAR  o que toda a Lagarto sabe, pratica, mas põe pra debaixo do tapete.

Como Historiador (Formado, pós-graduado, com Mestrado e Doutorado - falo isso pra os "bolsas zap" analfabetos de plantão) Claudefranklin teve coragem de na tribuna da casa do povo, afirmar por "estudos" que Lagarto é uma CIDADE MISÓGINA; MACHISTA, que nunca deu e decerto jamais irá dar oportunidades às mulheres... principalmente se elas forem ESCOLARIZADAS...

Quem não sabe que na prática nos partidos políticos (LEGENDAS PARTIDARIAS E NÃO AGRUPAMENTOS) a presença da mulher é apenas para "CUMPRIR A LEI ELEITORAL"... Isso é um fato que jamais irá mudar em LAGARTO. Quando se coloca  uma MULHER  na política é porquê existe um MACHO por trás dela caçifando essa indicação. 

Mas vamos buscar uma reflexão... falaremos das 07 mulheres mais comentadas no município e vamos ver as chances reais de cada uma se eleger...


Martha da Dengue: Atual Vereadora, nos últimos dois anos vêm demonstrando uma postura coesa e norteada pela coragem que falta em seus colegas de plenário... contudo, no seu agrupamento é certo que ela não é prioridade, haja vista que não comunga com o "modus operandi" do Saramandaia de fazer política... O único nome feminino no agrupamento em declínio que fala a linguagem de seu líder obsoleto (apesar de não tão velho) é uma pseudo-candidata que ora é representa um bairro de Lagarto, ora representa um determinado povoado, mas sem personalidade própria... de suas falar à imagem... é sempre à sombra da política arcaica do Pai.


Creusa dos Oiteiros: Ex-vereadora que na última eleição ficou de fora por apenas 125 votos... exatamente o quantitativo que perdeu em sua própria região... um nome forte é verdade, mas tem na sua pele "tatuado" o estigma ( narrado aos berros e choros pelo atual líder saramandaista quando da derrota nas urnas em 2022) de ter dado mais de 500 votos a Deputado Estadual de FORA  e por causa disso, ter relegado ao "pseudo-lider" saramandaia o título de PRIMEIRO SUPLENTE. Conhecendo o "modus operandi" do agrupamento, sabemos que ela será induzida a entrar em um dos partidos ligados ao agrupamento e FRITADA nas últimas duas semanas que antecederão à eleição.


Andresa Nascimento, ex-secretária de Ação social na administração de Valmir Monteiro (a mais lembrada pelo populacho) vive um dilema difícil; execrada pela militância do PT em 2020 que preferiu esvaziar o partido à eleger a ex-primeira dama, hoje com o partido sem uma identidade até mesmo em nível interno, a pergunta que não quer calar é: em qual legenda partidária a ex-secretária irá se filiar e buscar uma "candidatura" nas convenções do ano que vem? Sabendo que Lagarto elegeu vereanças com menos de 700 votos, ela estaria eleita se estivesse numa legenda que se esforçasse ao menos pra fazer o Quociente Eleitoral... 


Jornalista Anne Lisboa, hoje é considerada umas das cidadãs mais ojerizadas em Lagarto pelo IMPARCIAL E COMPETENTE trabalho jornalístico desenvolvido em terras papajaca... contudo, mesmo sem pretensões políticas abertamente evidente, está sendo paquerada por um dos partidos mais importantes do Estado, só não sabemos se para disputar uma cadeira em Lagarto ou no município vizinho de Riachão do Dantas. 


Jéssica Santos, a pedra no sapato de uma presença candidata da Região dos Olhos D'água que em 2020 trabalhou incessantemente para garantir que a mesma continuasse à frente do CASE e não fosse sua concorrente. Contudo na atual conjuntura e mesmo com sua madrinha política (Ex-deputada Lourdes Goretti) tendo sido vítima de fogo amigo no processo interno de escolha no agrupamento saramandaista, vêm crescendo paulatinamente num nicho político de difícil acesso pela maioria dos pretensos candidatos de profissão. A pergunta que não quer calar é: em qual agrupamento ela vai colocar  a sua pré-candidatura, haja vista que no saramandaia a condição "SI NEN QUA NON" para uma determinada família se aliar é enterrar (que nem 2020) as pretensões da coordenadora do CASE. 


Livia Menezes, a grande surpresa de 2022  que virou figurinha carimbada no meio do povão; verdade seja dita, a cabrunca sabe como chegar até o povão e conquistar de forma natural a sua simpatia... talvez por isso é que recentemente  foi amplamente divulgado nas inúmeras todas de conversa política de Lagarto que a mesma não seria mais candidata... nos bastidores o que se sabe é que alguns vereadores de mandato já impuseram aos seus líderes a escolha entre eles e Livia... isso é pra Lagarto ter consciência do quanto mexe coma arquitetura política, mulheres empoderadas e alfabetizadas se posicionando como Pré-candidatas...


Bizan Velô, a Mulher do CABRUNCO... segundo palavras do ex-vereador por quatro mandatos em Salgado e ex-presidente da Câmara por quatro vezes, Zé de Beto, me disse uma vez olhando no fundo de minha retina... "bizan, a sua é a mais difícil pré-candidatura dentro dessa cidade, nenhum dos pretensos candidatos a prefeito irão querer ver vc eleita". Acho que com essa frase resumo meu perfil, haja vista que um determinado agrupamento fez questão de lutar para tirar das minhas possibilidades a Coordenação municipal do partido que até dezembro estou filiada.


Mas o recado é Claro é Factível... é Real... Mulher na  política em Lagarto nasceu pra ser LARANJA (lembram do caso escancarado em 2018????) As poucas que até hoje conseguiram se eleger FOI  UMA LINHA FORA DA CURVA.

Contudo, por mais que a grande maioria da população lagartense prefira  se vender por 2 tostões e eleger "as portas" que hoje nos representam..  existe uma parcela significativa do eleitorado que pode sim virar o jogo.

Paz e Bem!!!

Oferecimento:










Comentários

Postagens mais visitadas