Povoado Luiz Freire ganha uma futura Pedagoga.
Aluna de escola pública, filha de pais lavradores, sem ter tido oportunidade de fazer "cursinhos preparatórios" e tendo de trabalhar no horário oposto ao que estudava, a jovem Ingrid ketily Santana de Lima de 18 anos ( conhecida na comunidade como "Juju") conseguiu através de sua nota final do ENEM a possibilidade de se inscrever no PROUNI, programa do Governo Federal que possibilita ao estudante, bolsas de estudo de até 100% em universidades particulares.
Claro que notadamente em nossa cidade só tem visibilidade os alunos de cursos preparatórios e escolas particulares que conseguem vagas nas universidades públicas com suas notas do ENEM. Fato.
Mas nesse caso específico preciso pontuar que, muitos estudantes, moradores da zona rural que não tiveram a oportunidade de serem acompanhados por cursinhos preparatórios ( seja o do Governo do Estado seja particulares) e por conseguinte não conseguem vagas nas universidades públicas, são relegados à invisibilidade da mídia formal em nossa cidade.
Ora, precisamos sim comemorar e exaltar uma jovem moradora da zona rural, filha de pais lavradores , que precisa trabalhar pra ajudar em casa e mesmo assim consegue via PROUNI fazer sua inscrição num curso de nível superior.
Conheço muito filhinho de papai de família tradicional que conclui o nível superior em universidade pública e no transcurso de sua vida profissional, demonstra pífio conhecimento do básico que é a língua portuguesa.
Precisamos sim valorizar esses cidadãos e cidadãs invisíveis ao poder público, que sem nenhum tipo de ajuda acadêmica, consegue, como a jovem "Juju" ter mérito para se qualificar nas regras do PROUNI.
Precisamos valorizar a educação em nosso município desde a base, mas num momento como esse, faz-se mister sim, valorizar e publicizar o esforço hercúleo desses jovens que erm oportunidades, brigam e conseguem sim um lugar ao sol.
Parabéns à Juju e ao Povoado Luiz Freire por quiçá em breve, ter mais uma pedagoga graduada em sua comunidade.
Oferecimento:
Comentários
Postar um comentário