"Adalberto não merece isso!"


 Precisei nesse fim de semana, rememorar uma fala do Professor Doutor Claudefranklin Monteiro quando da sessão solene que me concedeu o título se cidadã lagartense, onde o mesmo chamou atenção para um dos símbolos de nosso município; o hino de Lagarto, um presente à nossa cidade dado pelo ilustre Historiador Adalberto Fonseca, cuja casa de cultura que leva seu nome jaz agonizando em plena praça da Piedade.

Alguns edis já se pronunciaram na tribuna da Câmara sobre o abandono e o descaso desse prédio público à muito entregue a ação do tempo, sem contudo despertar o interesse e a sensibilidade do poder público em revitalizar um local que já serviu de sede para a Secretaria de Cultura e já abrigou o Grupo de Teatro "Cobras e Lagartos".

Claro que numa cidade onde a Patuscada têm mais importância do que a cultura e as tradições que nos fazer sem quem somos, só pode refletir a superficialidade de ações de massa onde a característica principal é a obtenção de lucro e a manutenção do termo "pão e circo".

Ainda em sua fala, o ilustre membro da Academia Sergipana de Letras, fez questão de citar que, quando o mesmo cobra a revitalização de patrimônios como o Grupo Escolar Silvio Romero, a Casa de Cultura Adalberto Fonseca, a manutenção do Lagarto no principal trevo de acesso à cidade ou a preservação do Parque Nicolau de Almeida, não está fazendo outra coisa senão "Ativismo Cultural".

Infelizmente a retribuição que hoje Lagarto dá a aquele que compôs seu hino é um Gigantesco Hiato dentro do qual jaz sepultado não apenas o patrimônio arquitetônico mas a memória de um dos seus mais ilustres munícipes. 

Numa terra com vários representantes nos parlamentos Estadual e Federal é sim um contrassenso a ausência de emendas que visem a reforma urgente de um prédio centenário que muito tem a contribuir com a nossa história para as gerações futuras.

Mesmo com toda a retórica que pontua elegância até no ato de cobrar, foi marcante a frase proferida num arroubo de sinceridade onde o Doutor Claudefranklin brada um fato concreto e surpreendentemente vergonhoso "Adalberto não merece isso".

Até quando ??





Oferecimento:











Comentários

Postagens mais visitadas