Quanto vale a Prefeitura de Lagarto?


 Pode até parecer uma piada de mal gosto, mas acreditem... é sério. O teto de limite de gastos para candidatos à Prefeito de Lagarto segundo o que fora publicado pelo TSE é de R$ 448.540, 96 ( quatrocentos e quarenta e oito mil, quinhentos e quarenta reais e noventa e seis centavos).

Nós pobres mortais que vivemos a realidade de um município cujo orçamento anual passa de MEIO BILHÃO DE REAIS, sabemos que esse valor é o que gasta alguns candidatos à vereador para poder comprar e garantir uma cadeira na "Escolinha do Professor Raimundo" que infelizmente é o nosso legislativo municipal. 

E olhe que o limite de teto de gastos para Candidatos à Vereador não pode ultrapassar R$ 25.559,00 (vinte e cinco mil quinhentos e cinquenta e nove reais) valor esse que se paga "extrarepublicanamente" à pseudos-lideranças que mal possuem o voto delas mesmas.

Em outras palavras é uma pantomima sem tamanho que só vigora em nossa cidade pela inércia e pouca disposição dos órgãos fiscalizadores.

Mas vamos analisar o teto máximo de gastos para um candidato ocupar a cadeira de Prefeito num município como Lagarto...

Comenta-se nos bastidores e rodas de conversa que uma campanha para poder brigar pela única vaga no paço municipal precisa gastar algo em torno e acima de OITO MILHÕES DE REAIS.  Beleza... conhecemos nossa cidade, sabemos que tem períodos eleitorais em que se gasta muito mais até (esse ano promete inclusive bater recorde), contudo de forma extraoficial, ordinária e anti-republicana... (leia-se caixa dois).

Claro que quem banca essa não oficializada GASTANÇA, são empresários do ramo da AGIOTAGEM que por si só é também algo não oficial, que fabrica meios ($$$$) para se alcançar o que almeja (o dito paço) pois terá quatro anos para recuperar o investimento (claro que com juros inimagináveis).

Fato é que isso ocorre na maioria dos municípios brasileiros e bem abaixo das barbas do TSE e TREs, mas nunca ninguém consegue provar...

Não tem como fiscalizar...

Se tiver denúncia, só  pode ser inpetrada por Partido Político ou Candidato (eles não são loucos de demonstrar interesse em faze-lo) em outras palavras, fica o dito pelo não dito e a patifaria continua rolando solta à vistas de todos ( só  não dá Justiça).

Hoje eu não me pergunto se forma nenhuma quem ganhará a Prefeitura em 06.10.2024... minha pergunta é: Quanto essa eleição custará à população lagartense nos próximos 4 anos ?

Quem tem essa resposta, decerto jamais falará, todavia, o povão sentirá na pele, no couro... no prato, na sua dignidade. 

Alea Jacta Est!

Oferecimento:








Comentários

Postagens mais visitadas